Eles podem parecer limpinhos, mas seus lençóis estão cobertos de suor, saliva e pele morta. Sem mencionar os ácaros que se alimentam dessa pele morta. E, se você tiver propensão a acne, um acúmulo de oleosidade nos lençóis sujos ou na roupa de cama pode contribuir para crises. Como lavar da melhor maneira?

Com que frequência lavar a roupa de cama?

Mantenha uma escala de lavagem dos lençóis e siga-a à risca para prevenir que ele acumule sujeira, ácaros ou resíduos do corpo, que podem trazer sérios problemas para a saúde. Se quiser, cole esta escala na porta da sua geladeira para não se esquecer:

Escala básica de lavagem de lençóis

  • Uma vez por semana: ideal! Utilize amaciantes para manter os lençóis frescos e cheirosos.
  • Uma vez a cada duas semanas: totalmente razoável. Mas preste atenção caso sinta desconfortos ou cheiros ruins.
  • Uma vez por mês: aceitável. Não é bom, só meramente aceitável, já que é possível lavar com uma frequência maior.
  • Uma vez a cada seis semanas: por que correr esse risco? Não deixe a sujeira acumular!
  • Mais de dois meses: ó meu Deus!!

Leia também: O guia definitivo da lavagem de roupa

O jeito certo de lavar a roupa de cama

Como lavar lençóis e fronhas?

Em geral, você pode lavar na máquina com qualquer detergente. Água quente não é essencial, se o detergente for de boa qualidade. Tenha em mente que a água quente pode aumentar consideravelmente o consumo de energia da lavadora.

Como lavar travesseiros e edredons?

Confira na etiqueta, mas em geral é possível lavar na máquina com água fria e, se for o caso, secar em temperatura média. Lave a seco edredons com acolchoamento extra.

Como lavar cobertores e mantas?

Lave algumas vezes por ano conforme as instruções da etiqueta. Se você ficar doente e tiver febre, se encolhendo embaixo das cobertas, lembre-se de lavar tudo assim que melhorar.