Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de julho de 2018

Descubra 7 maneiras para tirar manchas do carpete

Derramou suco ou óleo no carpete? Confira estas 7 dicas que vão salvar o seu dia.

Imagem: Mukhina1/iStock
A reunião de família estava indo bem, até que o seu primo derramou uma taça inteira de vinho no carpete. E agora? O que fazer? Calma, a resposta não é esganar o seu primo: existem diversas formas de como tirar manchas do carpete, e vamos ensinar 7 delas hoje para você. Sempre que tiver derramado algo no carpete, retire o máximo possível de líquido com papel-toalha antes de recorrer a umas das soluções de limpeza abaixo. Nunca esfregue o carpete: você vai acabar empurrando a mancha mais para dentro das fibras.

Depois do papel-toalha, use uma destas 7 técnicas para tirar manchas do carpete:

1. Manchas de tinta

Aplique WD-40 no local. Aguarde 15 minutos antes de limpar com um pano embebido em água quente com detergente ou álcool.

2. Gordura e óleo

Gorduras e óleo são manchas que requerem um pouco mais de atenção, mas não é tão difícil. Salpique sal, bicarbonato de sódio ou amido de milho no local. Deixe agir por algum tempo antes de aspirar.

3. Suco de frutas

Passe de leve um pouco de creme de barbear na mancha e, depois, retire uma com uma esponja molhada.

4. Café ou chá

Use uma esponja com uma solução de água quente e vinagre branco (em partes iguais) e, em seguida, absorva a mancha com papel-toalha.

5. Vinho tinto

Cuide das manchas de vinho tinto o mais rapidamente possível. Se você não o fizer, como resultado a mancha se tornará púrpura e será impossível de removê-la. Coloque vinho branco na mancha, umedeça um pano com água fria, cubra com ele a mancha e bata de leve para extrair o vinho. Ou cubra a mancha com bastante sal de cozinha e espere secar antes de aspirar.

6. Urina

Você provavelmente vai sentir o cheiro, mas talvez não consiga ver a mancha. A fim de encontrá-la mais rápido, ilumine-a com uma luz ultravioleta, que faz as manchas brilharem no escuro. Em seguida, marque o contorno dela com giz, absorva o máximo possível com papel-toalha ou pano limpo e trate com detergentes especiais para urina de animais.

7. Lama

Deixe a lama secar por completo e aspire com o acessório de escova do aspirador de pó. Se restarem marcas, sature a mancha com água gaseificada e absorva com um pano limpo a fim de eliminar os resíduos. Repita a operação até a mancha sumir. A mancha no seu carpete não está listada aqui? Experimente outras dicas para tirar manchas de tecido. Agora que você já sabe como tirar manchas ocasionais do carpete, lembre-se também de limpá-lo regularmente. Isso é muito importante para evitar dezenas de tipos de alergias.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close