Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de novembro de 2019

Descubra como tirar manchas de roupas com facilidade

Dê adeus àquela mancha insistente. Veja como tirar manchas de roupas com alguns truques infalíveis.

Imagem: IPGGutenbergUKLtd/iStock

Com a fórmula certa, você pode remover quase todo tipo de mancha das roupas. Para essa tarefa, você pode contar com o auxílio de alguns ingredientes, como: bicarbonato de sódio, amido de milho, farinha, suco de limão-siciliano, detergente líquido, batata crua, vinagre branco e xampu. Mas, não esqueça! Após reparar as manchas, faça lavagens regulares.

Para manchas secas, o vinagre, o bicarbonato e a amônia também ajudarão bastante. Se adicionar sabonete líquido à base de óleo de oliva, a mistura ficará ainda mais poderosa. Com essa fórmula é possível acabar com as manchas de gordura, café, suco de frutas e outras que já secaram. Anote a receita:

  • 120 ml de vinagre branco
  • 80 ml de amoníaco doméstico transparente
  • 45 g de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sabão líquido de óleo de oliva
  • 1 ½ litro de água

Misture os ingredientes em um recipiente de 4 litros e mexa bem. Em seguida, coloque em um borrifador. Borrife a solução sobre a mancha e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois, esfregue a mancha suavemente com pano macio. Por fim, lave a roupa assim que possível.

Para outros tipos de manchas também há solução! Confira as dicas a seguir e dê fim às manchas de mostarda, molhos e até tinta.

 

  • cirano83/iStock

    Café

    Antes de lavar, deixe a mancha de molho em uma solução de 1 litro de água, uma colher de sopa de vinagre branco e uma colher de chá de sabão líquido para lavar roupas.

    O vinagre é um ótimo ajudante na hora de lavar roupa. Descubra aqui alguns usos eficazes para deixar suas roupas limpinhas.


  • FotoDuets/iStock

    Sangue

    Mergulhe uma peça manchada de sangue em uma vasilha com água gelada e sal. Após 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave o local afetado.


  • Terri Rosa Fox/iStock

    Grama

    Deixe a mancha de molho em vinagre branco não diluído. Você pode também esfregar pasta de dentes não branqueadora, exceto gel, diretamente sobre a mancha.

    Sabia que a pasta de dentes pode ajudar até a limpar tênis? Confira aqui outras utilidades desse produto.


  • Evgeniy Skripnichenko/iStock

    Molhos gordurosos

    Cubra a mancha com bicarbonato de sódio, amido de milho, farinha ou sal, que absorvem a gordura. Em seguida, remova a substância, coloque um sabão líquido para lavar roupas e água quente diretamente no local.

    O bicarbonato também tem outros usos incríveis, confira!


  • PicturePartners/iStock

    Tinta

    Espalhe sal sobre a mancha ainda molhada. Depois, coloque um papel-toalha molhado levemente sobre ela e remova o sal. Repita, se necessário.


  • Vichly44/iStock

    Lama

    Esfregue a mancha com a parte interna de uma fatia de batata. Depois, mergulhe a roupa em água gelada por pelo menos 15 minutos.


  • XiXinXing/iStock

    Mostarda

    Misture uma colher de sopa de vinagre branco e ½ colher de chá de sabão líquido em 1 litro de água morna. Em seguida, esfregue a solução na mancha com uma esponja e deixe secar ao ar livre. Antes de lavar, aplique detergente líquido diretamente sobre o local afetado.


  • moxumbic/iStock

    No colarinho

    Esfregue xampu diretamente sobre a mancha com os dedos ou uma escova de dentes. Deixe agir por 25 a 30 minutos antes de lavar a gola da camisa. Verifique se o xampu que você usa contém lauril sulfato de amônio, um ingrediente que dissolve a gordura.


  • Okea/iStock

    Vinho

    Remova a mancha imediatamente com um pano limpo embebido em vinagre branco ou vinho branco. Se não funcionar e a roupa for branca, tente algumas gotas de água oxigenada.


  • PORNCHAI SODA/iStock

    Suor

    Triture duas aspirinas solúveis numa xícara de água morna e esfregue a solução na mancha. Deixe descansar por duas horas antes da lavagem.


  • LoveTheWind/iStock

    Graxa ou óleo

    Se há muita graxa, primeiro espalhe talco para bebê ou amido de milho sobre a mancha; em seguida, retire com delicadeza a sujeira oleosa com uma colher. Raspe o óleo em excesso e cuide da mancha com um pouco de xampu ou borrife com WD-40 antes da lavagem.


  • Mukhina1/iStock

    Desodorante

    Para tirar a mancha de desodorante misture uma colher de bicarbonato de sódio no suco de um limão. Coloque a solução sobre a mancha, esfregue levemente e deixe agir por cinco minutos. Depois, retire a solução com água corrente e lave a roupa normalmente. Se a mancha não sair logo na primeira vez, repita o processo.


  • RoniMeshulamAbramovitz/iStock

    Ferrugem

    Antes de mais nada, para evitar que a mancha de ferrugem passe para o outro lado da roupa, inclua um pano entre a mancha e a parte de trás da peça. Esprema um pouco de limão sobre as manchas e espere agir por 10 minutos. Depois disso é só lavar normalmente.


  • kicia_papuga/iStock

    Batom

    Antes de aplicar qualquer qualquer produto de limpeza sobre a mancha, é importante retirar o máximo possível do batom do tecido. Batons contém substâncias como ceras e óleos que podem espalhar ainda mais o pigmento caso não sejam retiradas antes da lavagem.


  • ribeirorocha/iStock

    Então, primeiro, retire o miolo de um pedaço de pão e amasse para fazer uma bola. Role-a repetidamente sobre o local até que a sujeira se solte do tecido. Lave a roupa normalmente em seguida. A bolinha de massa também pode ser usada para retirar manchas em roupas que só podem ser lavadas a seco.

    Outra dica é aplicar vaselina sobre a mancha de batom antes de lavar a roupa, após usar a bolinha de pão.


  • Fototocam/iStock

    Mancha de base facial

    O truque do miolo de pão também pode ser usado para eliminar as manchas de base e outros itens de maquiagem como o lápis de olho dos tecidos. Resista à tentação de usar borrachas de lápis para tentar remover as manchas; na maioria das vezes, isso só vai piorar a situação.


  • sasimoto/iStock

    Além disso, você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio para eliminar manchas de base líquida das roupas. Primeiro, cubra a mancha completamente com o pó e espalhe-o delicadamente pelo tecido.

    Umedeça uma escova de cerdas macias e passe suavemente sobre o local afetado. Se ainda restar um pouco de maquiagem, repita o processo até todo o resíduo desaparecer.


  • bhofack2/iStock

    Dica extra: um brinde à água com gás

    Agora você já sabe como tirar mancha de batom e de outros produtos de maquiagem, mas lembre-se: a melhor maneira de se livrar das manchas é cuidar delas antes que sequem e se fixem no tecido.

    Então, caso perceba uma mancha durante uma festa ou um jantar em um restaurante, peça um copo de água com gás. Leve a água gasosa ao banheiro e aplique a maior quantidade possível sobre o tecido. Espere um minuto e, em seguida, remova a mancha suavemente com um pano ou toalha de papel.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close