Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de agosto de 2018

Como fazer um empréstimo seguro: 9 cuidados essenciais!

Não seja vítima de golpes, confira quais os cuidados necessários antes de contratar um empréstimo pessoal

Imagem: balahala/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini
Algumas precauções precisam ser tomadas sempre que se decidir fazer qualquer tipo de empréstimo como cheque especial, crédito pessoal e até mesmo o empréstimo consignado. Confira no artigo quais cuidados devem ser tomados para contratar um empréstimo seguro e fique atento para não ser vítima de fraudes.

1

Leia sempre com atenção qualquer tipo de contrato e esclareça suas dúvidas antes de assinar. Se tiver a oportunidade, consulte um advogado antes de assumir a dívida.

2

Nunca entregue o cartão ou senha do banco para terceiros, mesmo que sejam amigos ou conhecidos. Nunca forneça dados pessoais nem cópia de documentos para desconhecidos.

3

Sempre pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por mais de uma instituição procurando conhecer o Custo Efetivo Total (CET) da operação, antes de decidir com que banco ou financeira você vai contratar o empréstimo. A melhor opção de empréstimo pessoal é a que apresentar o menor CET.

4

Para saber se é um empréstimo seguro, é essencial confirmar que a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central. No caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, a instituição também precisa ser conveniada com o INSS. Já para consignados para empregados da iniciativa privada, a instituição financeira necessita ter um convênio com o empregador. Tem alguma dúvida sobre os empréstimos consignados? Saiba o que é empréstimo consignado e como funciona.

5

Nunca aceite a oferta de intermediação por pessoas com promessas de acelerar o crédito ou de outros benefícios que não foram oferecidos pela instituição financeira contratada.

6

Não aceite empréstimos ou financiamentos em que seja exigido o pagamento de uma entrada. Isso é um golpe. De preferência informe à polícia na delegacia civil mais próxima de sua casa.

7

O interessado em contratar um empréstimo deve lembrar que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar futura, principalmente no caso dos empréstimos consignados, em razão do comprometimento mensal da renda com o pagamento mensal.

8

Nunca assine um contrato ou uma proposta em branco ou folhas que contenham apenas o campo de data e assinatura.

9

Caso o objetivo da contratação seja portabilizar o contrato, ou seja, transferir o empréstimo de uma instituição financeira para outra, é importante ler atentamente e compreender as informações sobre portabilidade, cobranças e valores de juros.   Agora que você já sabe como fazer um empréstimo seguro, lembre-se também que o valor adicional que aparece disponível no seu estrato bancário, além do saldo na sua conta, é uma linha de crédito pré-aprovada sobre a qual incidem taxas e juros. Portanto, se você sacar este valor com o seu cartão da conta, na verdade estará fazendo um empréstimo.  
Por Samasse Leal

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close