A sustentabilidade nunca foi uma novidade, mas sim uma necessidade. Preservar o meio ambiente é de suma importância para o planeta, e pequenas atitudes diárias contam (e muito!) para essa luta. Que tal praticar esta ideia em casa e, de quebra, economizar no processo? As sacolas plásticas, além de poluentes, podem fazer muito mal ao sistema de esgoto de sua cidade, por exemplo. Evite descartá-las sem antes descobrir uma utilidade para elas – e existem muitas! Além disso, você encontrará dicas para aproveitar também as sacolas de papel, como as que são utilizadas para guardar pães. Entenda o que fazer com sacolas plásticas e ajude a preservar o meio ambiente.

Você sabia?

Em termos de meio ambiente, as sacolas de papel usadas no comércio são melhores do que as de plástico? Não necessária mente, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. As sacolas de papel geram 70% mais poluentes do ar e 50% mais poluentes da água do que as de plástico. Além do mais, é preciso 4 vezes mais energia para fabricar as sacolas de papel do que as de plástico e 91% a mais de energia para reciclar papel do que plástico. Por outro lado, as sacolas de papel derivam de um recurso renovável (árvores), ao passo que a maioria das sacolas plásticas advém de recursos não renováveis (polietileno, uma composição de petróleo cru e gás natural). Então, qual seria a melhor solução? Cada um levar suas próprias sacolas de tecido para carregar suas compras!

Descubra 12 dicas para reaproveitar sacolas plásticas e de papel:

Karim MANJRA/Unsplash

1. Tire o pó dos esfregões

Os esfregões são úteis para eliminar com facilidade a poeira e os pelos de animais domésticos de dentro de casa; mas como eliminar a sujeira do próprio esfregão? Em sua extremidade de tecido ou poliéster, enfie uma sacola grande de papel, e prenda com um pedaço de barbante ou um elástico. Depois, sacuda energicamente o esfregão várias vezes (umas pancadinhas no chão também não custam nada). Deixe-o de lado por alguns minutos, para que o pó se deposite na sacola de papel. Por fim, retire a sacola com cuidado e jogue a sujeira no lixo.


Mohsin Khusro/Unsplash

2. Limpe as flores artificiais

As flores de seda verdadeira são bastante raras atualmente; a maioria das flores artificiais é feita de náilon ou outro tecido sintético. Sejam de seda ou de outro material, elas podem ficar de cara nova se forem colocadas numa sacola de papel com 1 ⁄4 de xícara de sal. Agite um pouco sacola e as flores vão parecer tão limpas quanto no dia em que foram compradas.


Adli Wahid/Unsplash

3. Use sacolas plásticas para carregar a roupa lavada

Se a cesta de roupa já estiver cheia demais, ou (puf!) se a alça de plástico de repente se partir, use uma sacola de papel resistente para recolher o restante da roupa. Se a sacola tiver alças, facilita a tarefa; mas, mesmo sem alças, qualquer sacola grande servirá. Certifique-se, apenas, de que a roupa esteja bem seca antes de usar uma sacola de papel para recolhê-la; caso contrário, toda a roupa recém-lavada pode terminar espalhada pelo chão.


Robyn Budlender/Unsplash

4. Encape os livros escolares da criançada

Ajudar as crianças a encapar livros escolares não é apenas divertido, mas também uma maneira sutil de ensiná-las a respeitar a propriedade pública. Primeiro, corte a sacola na emenda, para obter um pedaço grande e retangular de papel; em seguida, coloque o livro no centro. Dobre as partes superior e inferior do papel, para que ele fique apenas um pouco maior que a altura do livro. Depois, dobre as laterais para formar as guardas. Corte o excesso, deixando alguns centímetros de cada lado para cobrir a frente e as costas do livro. Una a capa e a guarda com uma pequena tira de fita-crepe (colada ao papel, e não ao livro) no alto e embaixo, para mantê-las firmes no lugar, e pronto. No final, deixe a
criança decorar cada capa a seu gosto. Você provavelmente vai entretê-las e economizar ao mesmo tempo.