Resolva você mesmo estes 3 problemas no seu celular

Alguns problemas que afetam o celular – que você tanto utiliza no dia a dia – podem ser resolvidos por você mesmo, sem necessidade de pagar um técnico.

Redação | 24 de Novembro de 2018 às 20:22

JaaakWorks/iStock -

Para muitas pessoas, os celulares são os objetos mais úteis e queridos. Elas gastam horas do dia conversando no WhatsApp, fazendo ligações, curtindo as postagens dos amigos no Instagram e no Facebook. E ainda tirando fotos e escutando música. Tudo isso em um só aparelho!

Veja aqui como usar bem a câmera do seu celular.

Então não é de espantar que um celular, que serve para tantas funções e tem tantas horas de uso, possa apresentar defeitos. O problema é que os aparelhos são caros e trocá-los ou consertá-los representa uma considerável despesa.

No entanto, alguns problemas você mesmo pode resolver. A seguir, três dicas para você recuperar o seu telefone celular:

1 Tela arranhada

A solução é preencher o arranhão e dar um polimento na tela. As telas dos smartphones costumam ser de vidro com uma cobertura especial que ajuda os dedos do usuário a deslizar. Assim, mesmo um pequeno arranhão na tela pode ser irritante – às vezes, isso cria um efeito de arco-íris sobre tudo o que você visualiza. Se a tela estiver nestas condições, verifique a profundidade do arranhão: se não conseguir passar uma unha sobre ele sem que fique presa, você terá de aprender a conviver com o arranhão ou trocar a tela.

Mas, se o arranhão for superficial, uma banana pode ajudar. Com cuidado, retire a poeira do aparelho com uma flanela limpa. Descasque uma banana e quebre a ponta. Coloque a ponta da banana num lado do arranhão. Devagar e com firmeza, arraste-a por cima dele, pressionando de leve. Em seguida, limpe com uma flanela de microfibra. Para evitar futuros arranhões, coloque uma película protetora de tela o mais rápido possível.

2 Celular que não carrega

Uma possível solução é limpar a porta USB. Um celular que vive no bolso ou bolsa certamente atrairá poeira e fibras de tecido. Se isso atingir a porta de recarga (em geral, uma microtomada USB), é possível que faça o telefone carregar de modo intermitente ou não carregar quando estiver conectado.

Com cuidado, use um palito de dentes para capturar qualquer fibra que tenha se acumulado na porta. Se achar que precisa de uma ponta mais fina, afie o palito de dentes, passando uma das extremidades ao longo de uma folha de lixa.

Problemas na bateria? Veja aqui como prolongar a vida útil dela.

3 Alto-falantes que não funcionam

Uma possível solução é limpar o conector fêmea. Se um grão de areia alcançar a entrada para fones de ouvido, isso talvez confunda o aparelho, levando-o a pensar que os fones estão conectados quando não estão. E, nesse caso, os alto-falantes não vão funcionar. Para remediar o problema, coloque um cotonete na entrada dos fones e gire-o de modo a deslocar e remover quaisquer partículas retidas.

E não esqueça de cuidar bem do seu aparelho, evitando quedas, atrito com objetos que possam arranhá-lo e ambientes que possam sujá-lo, como a areia da praia, por exemplo.