Serasa: o que é e como funciona?

É bem provável que você já tenha ouvido falar na expressão "nome sujo no Serasa", mas você sabe o que isso significa? Saiba mais!

Julia Monsores | 2 de Agosto de 2020 às 20:45

Drazen Zigic/iStock -

É muito provável que você já tenha ouvido falar na expressão “nome sujo no Serasa”, mas você sabe o que isso significa? Desde a última terça-feira (28), a Serasa Experian lançou o “Feirão Limpa Nome”, que pretende quitar até 25 milhões de dívidas.

Continue acompanhando e confira o funcionamento da Serasa e como participar dessa campanha.

O que é a Serasa?

Imagem: Serasa

A Serasa Experian é uma empresa que trabalha com coleta e registro de dados de comportamento financeiro dos consumidores. Essas informações vêm de lojas, bancos e financeiras, e são armazenadas pela Serasa em um gigantesco banco de dados.

Mas afinal, com qual intuito a Serasa armazena essas informações?

Assim como o SPC, a Serasa é um órgão de proteção ao crédito. Dessa forma, ela registra informações pessoais de quem possui dívidas atrasadas, como nome e CPF, e depois disponibiliza às empresas, lojas e bancos, que utilizam essas informações na hora de conferir (ou não) linhas de crédito e financiamentos aos consumidores.

Além disso, o órgão também trabalha fornecendo soluções de crédito, marketing e certificação.

Como a Serasa funciona?

Diferentemente do que pode parecer, não é a Serasa que negativa os nomes dos consumidores inadimplentes. Como já explicado, a empresa apenas trabalha com a coleta e armazenamento desses dados, que servem para orientar bancos e empresas acerca de decisões sobre empréstimos ou concessão de crédito a consumidores.

Leia mais: Financiamento habitacional — Está na hora de fazer um?

Além disso, a Serasa também oferece alguns serviços gratuitos para os consumidores, como consulta ao CPF e inscrição no Cadastro Positivo.

Estima-se que, por dia, mais de 6 milhões de consultas sejam feitas ao site da empresa.

Conheça agora os serviços da Serasa para o consumidor:

Consulta ao CPF

Imagem: Serasa

Para o consumidor, um dos principais benefícios da Serasa é poder ter acesso às informações acerca de seus dados de forma gratuita, rápida e virtual.

Assim, por meio de uma consulta ao CPF, o consumidor poderá ver se o seu nome está sujo ou não. Isto é, se existe alguma dívida registrada por alguma empresa ou loja em seu CPF.

Confira o passo a passo para consultar o CPF no Serasa:

Passo 1. Na página inicial do site da Serasa, procure o ícone “Cadastrar”, localizado no topo direito.

Passo 2. Em seguida, preencha os campos com as informações pessoais solicitadas (nome, e-mail, CPF…)

Passo 3. Espere a confirmação de cadastro que será recebida em seu e-mail. Em seguida, clique no link que irá direcioná-lo novamente ao site.

Passo 4. Por fim, clique em “Consultar meu CPF”. Pronto! Em seguida você já saberá se o seu nome está limpo ou sujo.

Caso conste que está sujo você verá a descrição da dívida e da empresa que o negativou.

→ Cadastro Positivo

Imagem: Serasa

Outro serviço da Serasa oferecido aos consumidores é o Cadastro Positivo. Este nada mais é do que um histórico de seus registros financeiros, que reúne informações sobre pagamentos de empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

Principalmente para os “bons pagadores”, o Cadastro Positivo pode ser uma maneira de facilitar a aquisição de linhas de crédito e financiamentos. E isso porque é um jeito de mostrar a bancos, lojas e empresas que você é confiável. Ou seja, que não atrasa seus pagamentos.

Leia mais: 7 segredos para melhorar o seu crédito

Dessa forma, o Cadastro Positivo pode auxiliar, por exemplo, profissionais autônomos que precisam de um financiamento mas não têm como comprovar renda fixa.

Por meio de um histórico exemplar de contas pagas, será muito mais fácil receber o aval para aquele empréstimo de que você tanto precisa.

→ Consulta ao score

Imagem: Divulgação

O score da Serasa é uma ferramenta que avalia o comportamento financeiro dos consumidores. Trata-se de uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1000 e corresponde à análise de risco de determinado consumidor.

Ou seja: a probabilidade de que ele vá pagar suas contas em dia — ou dar “calotes”.

Quanto maior a nota, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a confiança que o consumidor passa às instituições financeiras. Dessa forma, o consumidor que tiver o score mais alto poderá ter linhas de crédito facilitadas, inclusive com taxas de juros mais baixas.

Para aumentar seu score é necessário que você:

→ Limpar Nome

Além disso, a Serasa também oferece um serviço de mediação entre o consumidor e as empresas. Desse modo, atua negociando contas atrasadas e dívidas negativadas.

A vantagem para o consumidor é que a Serasa pode oferecer parcelas e condições especiais, de acordo com as regras de cada parceiro.

Como funciona o “Feirão Limpa Nome”?

Campanha pode quitar mais de 25 milhões de dívidas.
Imagem: Divulgação

O “Feirão Limpa Nome” da Serasa é uma oportunidade para quem deseja renegociar suas dívidas com até 90% de desconto e em até 48x sem juros.

As empresas que fizeram parceria com a Serasa e participam dessa campanha são: Santander, Recovery, BMG, Ativos S.A., Tricard e Credsystem. Podem participar todos aqueles que possuem dívidas entre R$ 200 e R$ 1.000 com essas empresas.

Além disso, vale lembrar que o pagamento poderá ser feito à vista ou parcelado.

Os interessados podem negociar suas dívidas diretamente no site da Serasa Limpa Nome ou por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS.