Aqui no site já comentamos que a informação é a chave para conquistar a independência financeira. Acreditamos que informação e conhecimento podem ajudar a mudar a forma como você administra a sua grana. E que isso pode mudar a sua vida. Por isso, divulgar sobre a oportunidade de acesso a esse conhecimento é muito importante. Diversos de nossos artigos da coluna de economia trazem conteúdo com dicas e orientações sobre educação financeira.

Contudo, do dia 20 a 26 de maio você pode ir além da leitura do nosso site. Isso porque durante este período ocorrerá a 6ª Semana ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. Serão realizados cursos, palestras, mesas redondas e debates, além de outras ações presenciais em praticamente todos os estados do país. Além disso, também será oferecido conteúdo online. Tudo isso gratuitamente, sendo necessário apenas se inscrever. Vale ressaltar que em muitos casos há vagas limitadas.

A agenda completa dos cursos presenciais e online que acontecem em todo o país você encontra no site do evento. Escolha os temas de seu interesse e mergulhe nessa onda.

Todos juntos pela educação financeira no Brasil

Especialistas e interessados em finanças de todo o país estão participando da divulgação do evento. Perfis de redes sociais relacionados ao tema estão compartilhando esta imagem da corujinha também em seus blogs e sites.

E claro, o nosso site não podia ficar de fora. Nosso objetivo com a coluna de economia do site é justamente levar conteúdo sobre economia doméstica, finanças pessoais e informação financeira para você.

Educação financeira começando mais cedo

Desde 2014 o evento realiza diversas ações educacionais com objetivo de disseminar a educação financeira e previdenciária no país. Assim, também coopera para o fortalecimento da cidadania. A Semana ENEF já está na sua 6ª edição. No evento desse ano, a educação financeira na infância e sua aplicação no ensino fundamental pela nova Base Nacional Comum Curricular ganharam destaque.

Esses serão os temas da abertura do evento em uma palestra que será realizada no Rio de Janeiro, dia 20. O evento acontecerá no Hotel Windsor Guanabara, no Centro da cidade. Será aberto ao público, mas é direcionado a educadores. Para se inscrever no evento é simples, basta acessar o link e preencher o formulário.

Esta é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). Ele é a entidade responsável pela coordenação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O Conef conta com representantes dos Ministérios da Economia, da Educação, da Justiça e Segurança Pública; do Banco Central; da CVM; Susep; Previc; Febraban; da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil); Anbima; da Brasil, Bolsa e Balcão (B3); da Cnseg; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Sebrae Nacional.

Encontre mais informações no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM): http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2019/20190503-2.html

Você também pode saber mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira acessando o site www.vidaedinheiro.gov.br. Nele você encontra diversas ferramentas e materiais gratuitos. O conteúdo dos materiais publicados no site é fornecido pelos entes que integram o Conef. Ele é dividido entre os temas: crédito, consumo, planejamento, investimento, previdência, poupança e seguros. Acesse inclusive as publicações do Programa de Educação Financeira nas Escolas. Esse é o mesmo material que está disponível gratuitamente para alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!