Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de julho de 2019

Um olhar por dentro da arquitetura das casas japonesas

O Japão é marcado por suas casas pequenas, mas aconchegantes.

Imagem: Freeimage.com

A densidade populacional do país obriga o japonês médio a viver em espaços muitíssimos reduzidos. Por isso, as casas japonesas tendem a ser pequenas: 90% das casas têm menos de 100m². Particularmente em Tóquio, onde reside um em cada quatro habitantes do Japão, a procura por habitações excede de longe a oferta.

Simplicidade na decoração

Tradicionalmente, as paredes interiores das casas japonesas são feitas de papel montado em molduras de madeira, o que faz as casas serem frescas no verão, mas muito frias no inverno. Elas não se destinam a durar mais de 40 anos, mas têm uma grande vantagem: são facilmente reconstruídas se forem danificadas por um terremoto 

Muitas casas japonesas têm hoje interiores ocidentais, mas, em quase todas elas, alguns cômodos têm o chão coberto pelos tradicionais tatames, que medem 1,8x 1m e têm 7,5cm de espessura. São feitos de palha e caniço forrados de algodão ou seda. 

A filosofia por trás da bebida sagrada do Japão

As salas de medidas pelos número de tapetes que comportam: uma sala com seis ou oito tapetes, por exemplo, serve durante o dia de sala comum, e à noite, de quarto de dormir para uma família de seis pessoas (incluindo muitas vezes avós).

Quando alguém constrói uma casa, é comum chamar um sacerdote xintoísta para purificar o solo antes de os trabalhos começarem. E muitas vezes os proprietários rezam ao deus da terra para que não haja acidentes. É também costume colocar pequenos cones de sal à volta do terreno, cada um com um pauzinho de incenso aceso. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close