Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de junho de 2019

Por que os hindus veneram e protegem as vacas?

Símbolo de fertilidade e maternidade, as vacas são veneradas na Índia e possuem até leis que as protege.

Imagem: Jedraszak/iStock

Um terço das vacas do mundo vive na Índia, um dos países mais pobres do mundo, onde a fome é um flagelo comum. No entanto, ninguém se atreve a causar o mínimo dano a estes animais, e muito menos a matá-los e comê-los. As vacas são sagradas para a população da Índia e, como tal, protegidas por lei.

Mas, por que as vacas são sagradas na Índia?

Símbolo de fertilidade e maternidade, as vacas são veneradas e protegidas pelos hindus. Perambulam em liberdade e já fizeram parar trens durante horas, enquanto os passageiros esperavam que elas saíssem da linha. Os hindus penduram grinaldas em volta do pescoço das vacas durante os festejos e rezam por elas quando estão doentes.

Esses costumes parecem ainda mais estranhos porque se sabe que no passado os brâmanes (a classe sacerdotal hindu) comandavam o abate do gado. Mas isso foi antes de um enorme aumento da população e a consequente redução dos pastos tornarem os legumes uma fonte alimentar muito mais econômica.

Esta mudança radical ocorreu durante o século VI a.C. No século seguinte, porém, a religião budista – entre cujos dogmas estava uma profunda aversão a matar para comer – começou a se expandir por toda a Índia. Sua penetração aumentou pela escassez de carne e pela insistência dos brâmanes em reservar para si a pouca que havia. Após uma luta pelo domínio religioso na Índia, que durou nove séculos, os hindus inverteram enfim sua posição. Por volta do século IV d.C., eles declararam as vacas animais sagrados.

Os sábios hindus notaram que as vacas são mais produtivas vivas do que mortas. Fornecem leite para a alimentação, vitelos para vender, bois para puxar arados, estrume para fertilizante, combustível e material de construção e, após morrerem de velhice, o couro. Quem não se sentiria grato a um animal tão útil, a ponto de venerá-lo?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close