Segundo estas histórias engraçadas, a verdade é que a maioria de nós se sente perdida com os computadores e seus programas. Por isso os especialistas em tecnologia da informação ficaram tão contentes em nos dar esses conselhos.

Comecemos pelo mais simples

1. No caso de o computador não ligar, ou desligar de repente, verifique os cabos antes de reiniciá-lo. Afinal, tudo que precisa de eletricidade tem de estar ligado na tomada. Mas verifique também se não foi só o monitor que desligou.

Gianlorenzo Santarosa,
técnico em informática, Rio de Janeiro

2. Lembre-se de que redes wi-fi públicas são públicas. Assim, se não houver um motivo forte para verificar seu e-mail no shopping, não o faça. Em redes públicas, qualquer hacker pode roubar suas senhas porque as conexões não são criptografadas.

Roberto Boulhosa,
técnico em informática, Salvador

3. Você fez o backup dos seus dados, não fez? Discos rígidos externos com muito espaço custam menos de 500 reais, e programas automáticos como o Cobian Backup ou o Time Machine, da Apple, tornam facílimo fazer backups regulares.

Técnico em informática

4. Baixar músicas, filmes e jogos de sites de compartilhamento de arquivos abre “furos” no sistema. Para evitar isso, crie e use uma máquina virtual, ou seja, um sistema operacional independente dentro do computador para arquivar os conteúdos baixados da Internet. Assim, o vírus só atingirá a máquina virtual.

Roberto Boulhosa

5. Certa vez um cliente conseguiu enfiar o cabo do mouse em uma saída muito menor. Dessa forma não tinha mesmo como o mouse funcionar…

Cleiton Alves de Souza,
técnico em informática, São Paulo

Mal-entendidos

6. [Atendimento a um casal de idosos que ganhara um computador numa promoção, quando a máquina custava o preço de um carro.]
Cliente: “Meu computador não dá nenhum sinal.”
Técnico: “Aconteceu alguma coisa?”
Cliente: “A única coisa que fizemos foi tirar a poeira. Como ele estava muito empoeirado, nós o levamos para o jardim e o lavamos com a mangueira. Mas deixamos secar ao sol.”

Gianlorenzo Santarosa

7. Eu trabalhava no departamento de informática de um grande supermercado e recebi a ligação do gerente do açougue, desesperado, dizendo que tinha ligado o computador e apareceu a mensagem “no file”. Ele me disse que isso era impossível, pois o estoque estava cheio de filé mignon, filé de alcatra, contrafilé. Tentei explicar que a mensagem era “no file” (nenhum arquivo), mas ele estava tão nervoso que não conseguia entender!

Soraia Rocha,
coordenadora do Instituto Infnet, Rio de Janeiro

8. Cliente: “A máquina não está funcionando.”
Técnico: “Aperte a tecla Command.”
Cliente: “Ok.”
Técnico: “Agora aperte a tecla Enter. O que aparece na tela?”
Cliente: “Era para ligar o computador?”

Fábio Santos Almeida,
técnico em informática, São Paulo 

Só digo isso…

9. REINICIE O COMPUTADOR ANTES DE LIGAR PARA O TÉCNICO!

Engenheiro de redes, Austrália

10. A verdade é uma só: as atualizações do Windows são suas amigas. Você precisa delas.

Técnico de computadores, Austrália

11. Descubra a diferença entre clicar com o botão esquerdo e o direito do mouse.

Assessor técnico em informática, Austrália

12. Não abra e-mails nem anexos vindos de pessoas cujas mensagens você não esteja aguardando.

Jai Sakaria, CTI Solutions

13. Arranje um bom antivírus. Às vezes as pessoas não sabem exatamente de que ameaças estão protegidas.

Mike Benson, Nerds on Site

14. Simplifique.

Administrador de sistemas, Austrália

15. Faça backup. Por favor, faça backup. Faça backup.

Técnico de computadores, Austrália

16. Técnico: “Consegue clicar no ícone ‘Meu Computador’?”
Cliente: “Como vou clicar no seu computador?”

Ex-técnico em informática, Austrália

Tem certeza?

17. Uma senhora abriu um chamado porque não conseguia se conectar à Internet. Pedi que ela conectasse e desconectasse. Então perguntei se o wi-fi estava funcionando. Ela confirmou que sim, apesar da falta de conexão. Quando cheguei à mesa da usuária, o problema ficou claríssimo. O ícone do wi-fi indicava que ele estava desligado…

Beth Frota, técnica em informática, Rio de Janeiro

18. Uma senhora fazia backups regulares num disco rígido externo, o que era a coisa certa a fazer, mas um dia ele parou de funcionar. Quando abri o estojo para remover fisicamente a unidade de disco, uma bola de formigas caiu de dentro dele.

Mike Benson, Nerds on Site

19. Cliente: “Quero importar minhas fotos para o iPhoto e não estou conseguindo.”
Técnico: “Você está seguindo o tutorial que passei mais cedo?”
Cliente: “Estou. Mas não funciona.”
[Uma hora depois o técnico chega à casa do cliente.]
Técnico:“Mas você nem tem o cabo para conectar ao computador!”

Beth Frota

Frustrações

20. Não posso fazer um computador de quatro anos rodar mais rápido. Os discos rígidos se desgastam e ficam mais lentos. Um computador novo é sempre melhor.

Técnico em informática, EUA

21. Uma cliente, que era professora, me ligou dizendo que o laptop havia apagado e não ligava mais. Ela estava em pânico, achando que havia perdido um documento importante. Quando cheguei lá, verifiquei que a cliente tinha introduzido mal a bateria…

Fábio Santos Almeida

22. É um estresse, principalmente quando todos os sistemas caem e tenho de fazer com que voltem a funcionar bem depressa.

Engenheiro de redes, Austrália

23. [Acontecido na época em que os computadores ainda tinham entrada para disquete.]
Técnico: “Aqui fala ***, como posso ajudar?”
Cliente: “Meu computador parou. Já liguei e desliguei, e nada.”
Técnico: “Verifique se não há um disquete inserido no gabinete do computador.”
Cliente: [Espantado, porque o técnico descobrira sem nem ter visto o computador.] “Tem mesmo! Foi você quem o colocou lá?”

Roberto Boulhosa

24. É difícil acompanhar as mudanças tecnológicas. Há um limite para o conhecimento que conseguimos armazenar no cérebro, e estou convencido de que essa é a causa das minhas dores de cabeça.

Administrador de sistemas, Austrália

25. Há uma ameaça constante de que o meu cargo se torne inútil porque uma empresa terceirizada paga a alguém em outro país um quarto do meu salário para fazer o que faço. Por isso penso em mudar de ramo.

Anônimo

26. O que acho mais chato é quando as pessoas têm equipamentos antigos e muito bons mas o fabricante decide não dar mais suporte quando saem versões novas do sistema operacional.

Mike Benson

27. Tive de trocar monitores que levaram socos e computadores que foram
jogados de cima da mesa.

Engenheiro de redes, Austrália 

Segredos que você deveria saber

28. A Internet é como um oráculo. É possível encontrar solução para praticamente todos os problemas pesquisando no Google. A resposta, muitas vezes, vem no primeiro link. Na verdade, eu diria que passo uns 40% do meu tempo pesquisando soluções e muitos administradores de sistemas fazem o mesmo. Não somos pessoas de inteligência rara, mas simplesmente sabemos o que procurar.

Gianlorenzo Santarosa

29.Tenho de ficar o tempo todo dizendo aos funcionários que armazenem arquivos nos servidores dos quais são feitos backups e não nos seus computadores. Muita gente supõe que fazemos backup das suas máquinas. É tecnicamente possível, mas não há recursos para isso.

Anônimo

30. Não é assim tão fácil quebrar um computador; eles são muito mais robustos do que a maioria pensa.

Mike Benson

Por Claudia Rodrigues
Adaptado de artigo de Helen Signy

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