Estes não têm sido tempos fáceis para o mundo. Vivemos crises severas em diversos setores, gerando uma onda de negatividade e desânimo que nos deixa desesperançosos para encarar o dia a dia. Mas precisamos exercitar o otimismo, recorrendo a fontes que nos inspirem a levantar todos os dias com disposição. E bom humor e esperança de um mundo melhor. Acredite: há quem esteja construindo esse mundo positivo – e não são poucos! Que tal alguns sites, canais e filmes inspiradores para nos encher de positividade? E confirmar que podemos, sim, mudar nosso mundo para melhor. Vamos juntos?

1 – Demain (Amanhã – 2015)

Este documentário dirigido pela atriz e cantora francesa Mélanie Laurent e pelo escritor, poeta e ativista Cyril Dion é uma excelente fonte de bons exemplos. O filme passeia por dez países mostrando iniciativas que pretendem solucionar (ou pelo menos ser parte da solução) crises econômicas, ecológicas e sociais. Tudo com olhar leve e prático, além de contar com belas fotografia e trilha sonora. Disponível na Netflix.

2 – Quem se importa

Se você gostou de Demain mas achou tudo muito primeiro mundo, assista então a este documentário brasileiro da Mara Mourão. No mesmo estilo do filme francês e filmado em sete países, dentre os quais Brasil e Peru, Quem se importa reúne histórias transformadoras, de baixo custo e alto impacto positivo para o mundo. Acesse a página do filme no Facebook e saiba mais.

3 – Capacetes Brancos

Conhecidos como a Defesa Civil Síria e indicados ao Prêmio Nobel da Paz em 2016, seus protagonistas também se encontram numa discussão polêmica sobre sua imparcialidade na guerra da Síria. No entanto, os 40 minutos deste documentário original da Netflix valem a pena ao retratar voluntários que escolheram salvar vidas em vez de tirá-las. Disponível na Netflix.

4 – A Revolução do Altruísmo

Este documentário pretende desvendar se nossa capacidade de empatia e altruísmo é inata ou uma construção sociocultural. Através de entrevistas com cientistas de várias áreas e também com o monge francês Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, o filme explora a nossa capacidade de sentir o outro e de como ser colaborativo. Disponível na Netflix.

Dica extra

Canal Viva Melhor

Um multicanal com foco em pessoas que estão transformando nosso mundo para o bem, seja na esfera cultural, alimentar ou social. Vídeos curtos e com conteúdo. Disponível no Youtube.

TED

O canal no youtube da famosa plataforma de palestras está repleto de vídeos inspiradores e que farão você repensar o mundo à sua volta.

Sites para ficar de olho

sonoticiaboa.com.br e jornaldeboasnoticias.com.br

Estes sites não precisam nem de explicação, né? Diferentes da grande mídia, eles se propõem a divulgar apenas notícias boas em várias áreas, do Brasil e do mundo.

Por Juliana Nasciutti