Precisando de um pouco de positividade? Descubra as últimas notícias boas que aconteceram por aí:

Lavagem ecológica

As máquinas de lavar são pesadas porque, em média, há 25 kg de concreto dentro delas para que não saiam andando quando centrifugam. E isso significa que, além de ser difícil tirá-las do lugar, seu transporte também fica mais caro, tanto em combustível quanto em emissões de carbono.
Mas isso pode mudar graças à invenção muito simples de uma equipe da Universidade Nottingham Trent, no Reino Unido.

© NTU; ZOOM.TYROL (À DIREITA)

O professor Amin Al-Habaibeh e o aluno Dylan Knight (na foto, à esquerda e à direita) tiveram a ideia de substituir parte do concreto por um recipiente plástico que se fecha hermeticamente e pode ser enchido com água depois de instalada a máquina. Com isso, o peso se reduz em um terço. Só no Reino Unido, isso significa uma economia de cerca de 45 mil toneladas de emissão de dióxido de carbono por ano no transporte das máquinas.
“Todos acham que alguém já pensou nisso”, diz Dylan Knight, de 22 anos. “Ninguém consegue acreditar. Mas funciona perfeitamente.”

Bicicletas de Estocolmo

O antigo esquema de aluguel de bicicletas de Estocolmo terá uma atualização. As 1.200 bicicletas comuns serão substituídas por 5 mil modelos elétricos híbridos. Acredita-se que seja o primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas híbridas, que permitirá aos usuários percorrer distâncias maiores.
“Ao se registrar, você recebe uma pequena bateria, que pode carregar em casa”, diz Daniel Helldén, vice-prefeito de tráfego da cidade. “Se não quiser usar a bateria, pedale como uma bicicleta normal; se quiser aproveitar o motor, basta ligar a bateria, incluída no preço normal.”
Enquanto isso, em Roma, onde o sistema de empréstimo de bicicletas falhou, em parte devido à topografia montanhosa, a câmara municipal apresentou um sistema de aluguel de motonetas de emissão zero.

Obras-primas no aeroporto

Agora os passageiros do aeroporto Schiphol, de Amsterdã, podem conhecer parte da herança artística dos Países Baixos sem sair do terminal. Um novo espaço para exposições, por cortesia do Rijksmuseum, expõe obras originais de pintores da época de ouro holandesa, como Jan van Goyen, Willem van de Velde, o Jovem, e Abraham Mignon. A exposição é gratuita e localiza-se no Holland Boulevard, uma área de lazer reformada do aeroporto.

Aposentado impede queda de ônibus

Os 43 turistas que viajavam de ônibus nos Alpes austríacos apreciavam a vista quando, de repente, uma catástrofe quase aconteceu. O motorista passou mal e desmaiou no corredor – e o ônibus seguia diretamente para um precipício de 100 metros de altura.
O francês Gilbert Sand, de 65 anos, não pensou duas vezes. Guarda-florestal aposentado, ele pulou do assento na primeira fila e enfiou o pé no pedal do freio. Com isso, fraturou a tíbia, mas salvou o ônibus e os passageiros. Ele agiu bem na hora. “De acordo com os especialistas, mais vinte centímetros e o ônibus cairia”, diz Sand (mostrado abaixo com os passageiros agradecidos).
“Foi por um fio”, diz o porta-voz da polícia. Sand fala com muita modéstia do que fez: “Nem pensei. Agi por instinto.”

Por TIM HULSE