Uma seleção de conversas com o irrequieto senhor dos mistérios, do horror fantástico e da ficção que, aos 70 anos, continua sendo adorado por seus fiéis leitores. Confira algumas das melhores frases de Stephen King:

“De uma coisa tenho certeza: a primeira frase deve convidar o leitor a começar a história. Deve dizer: Escute. Venha cá. Você vai querer saber mais sobre isso.”

Da revista The Atlantic

“Desde bem pequeno, eu queria que me assustassem. [Acho que] eu desejava um envolvimento emocional com algo que fosse seguro, algo de que pudesse me afastar.”

Do site Fresh Air

“Quando garoto, eu acreditava em tudo que me contavam, tudo que eu lia e tudo que determinava minha imaginação superaquecida. Isso me deu várias noites insones, mas também preencheu o mundo […] com cores e texturas que eu não trocaria por uma vida inteira de noites restauradoras.”

Turma da Mônica e Corpo Humano
De Pesadelos e paisagens noturnas

“Do que temos medo, como seres humanos? Do caos. De quem é de fora […]. Temos pavor de rupturas. Temos medo de que alguém roube nossos cogumelos na fila do caixa.”

Do Paris Review

“Até os vilões (a maioria deles, pelo menos) se veem como bons – eles são os heróis da própria vida. Dar-lhes uma oportunidade justa como personagens pode criar algumas nuances de cinza interessantes – e essas nuances também fazem parte da vida.”

Da Writer’s Digest

Às vezes alguém me pergunta: “Por que
você escolheu escrever essas coisas apavorantes?”
E costumo responder: “Por que você
acha que é uma escolha?”
       

Da revista do New York Times

 

“Eu me sinto um pouco como o irmão gêmeo malvado de Walt Disney! Afinal, fui eu que inventei o palhaço que come criancinhas […Mas] Disney tem seu lado Stephen King, foi ele que nos deu o incêndio na floresta de Bambi. Sem esquecer a Rainha Má da Branca de Neve.”

Do Sunday Morning

“Escolho acreditar em Deus porque isso melhora as coisas. Temos um ponto de meditação, uma fonte de força. Não me pergunto: ‘Então, Deus existe ou não?’ Escolho acreditar que existe.”

Da Rolling Stone

“Eu doo porque é a única forma concreta que tenho de dizer que me sinto contente por estar vivo e que posso ganhar o pão de cada dia fazendo o que amo. Doar [… põe o foco] de volta no lugar certo: na vida que levamos, na família que criamos, na comunidade que nos nutre.”

De um discurso de formatura no Vassar College

“Nenhuma criança no ensino médio acha que se ajusta bem àquele meio. Eis a frase mais inteligente que já ouvi alguém dizer […] sobre esse período: ‘Se você considera que foi a época mais feliz de sua vida, nem quero conhecê-lo.'”

Do Nightline

“Levo um livro a quase toda parte. Os livros são o entretenimento perfeito: sem anúncios, sem bateria, horas de prazer a cada dólar gasto. O que não entendo é por que as pessoas não têm sempre um livro com elas, para aquelas inevitáveis zonas mortas da vida.”

Do Entertainment Weekly