Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de maio de 2020

Boas novas por um mundo melhor

Fique por dentro das coisas boas que estão acontecendo ao redor do mundo!

Imagem: © federica di giovanni

Pode parecer difícil encontrar notícias boas em tempos tão turbulentos quanto este no qual estamos vivendo agora, mas a verdade é que o mundo está repleto de pessoas fazendo coisas boas. Agora, depende de você compartilhar as boas-novas e montar um rede de esperança e positividade!

______________

Vovós mantêm viva a arte do macarrão

GASTRONOMIA

O projeto de uma cineasta para registrar a arte da massa feita à mão transformou as chamadas “vovós do macarrão”, apresentadas em seus vídeos, em sensação nas mídias sociais.

Depois de se mudar para a região italiana de Le Marche, Vicky Bennison, ex-profissional de desenvolvimento internacional, filmou, nos últimos quatro anos, mais de 200 nonne fazendo todo tipo de massa, de nhoque nos Alpes italianos a orecchiette na Puglia. Seu canal do YouTube com as “Pasta Grannies” se tornou um grande sucesso e já tem 455 mil inscritos. “As vovós são a última geração que teve de fazer massa todo dia para alimentar a família”, diz Bennison. “Quis homenagear essas mulheres e sua experiência. Elas são sobreviventes.” Entre elas está a avó toscana Giuseppina Spiganti, de 93 anos (foto destaque), que mostra aos espectadores do YouTube como fazer a massa pici, que lembra espaguete. Os vídeos são um tipo de história oral e, em geral, registram receitas únicas.

Mais do que as massas, foram as vovós que encantaram a web.

______________

Pontos de ônibus viram porto seguro para abelhas

ECOLOGIA

A cidade holandesa de Utrecht transformou mais de 300 pontos de ônibus em abrigos para abelhas. Agora, esses “pontos de abelhas” têm telhados verdes, plantados com suculentas do gênero Sedum, resistentes à seca e apreciadas pelas polinizadoras, que também capturam poeira e água da chuva. Os novos pontos para abelhas são cuidados por uma equipe de trabalhadores em veículos elétricos.

______________

Decolam os projetos de dirigíveis verdes

ENGENHARIA

Um dia, um dirigível movido a energia solar e capaz de levar 250 toneladas será usado para transportar cargas internacionalmente com baixa emissão de carbono.

O dirigível Varialift, atualmente em desenvolvimento, utilizará o gás hélio para subir, muito mais seguro do que o hidrogênio inflamável utilizado nos dirigíveis antigos. O voo contará com dois motores a energia solar e dois motores aeronáuticos.

Os projetistas britânicos afirmam que o dirigível consumirá apenas 8% do
combustível de um jato convencional em voo transatlântico. E, como aproveitam as correntes de jatos, os dirigíveis também têm vantagem sobre os navios cargueiros em eficiência e emissão de carbono.

______________

Cidade finlandesa começa pelas crianças rumo ao desperdício zero

MEIO AMBIENTE

Uma pequena cidade finlandesa está disposta a se tornar a primeira do mundo sem desperdício, com a ajuda de seus habitantes mais jovens.

Desde 2012, a cidade de Ii investiu intensamente em projetos de energia solar, eólica e geotérmica e, de 2007 a 2015, reduziu à metade as emissões
de CO2. Entre outras medidas, os 10 mil moradores de Ii estão adotando carros elétricos e relógios de luz inteligentes e acreditam que o segredo do sucesso é a educação dos mais novos.

Na escola, as crianças acompanham o consumo de água, calefação e eletricidade, controlam a temperatura da sala de aula e verificam se todos os aparelhos elétricos sem uso estão desligados.

Hoje, Ii tem superávit de energia e produz até dez vezes mais do que consome. Os impostos foram reduzidos e 2,5 milhões de dólares foram poupados no orçamento anual. “É o fim dos combustíveis fósseis”, diz Ari Alatossava, prefeito da cidade. “Se conseguimos isso numa cidade pequena com poucos recursos e tivemos tanto benefício, ninguém mais tem desculpa.”

______________

Helicópteros levam talentos a escolas rurais da Rússia

EDUCAÇÃO

Alunos de mestrado das melhores universidades russas estão ajudando a elevar o padrão educacional das aldeias remotas do país.

Iniciado por dois mestrandos de São Petersburgo, o programa Professores pela Rússia manda os participantes para períodos de ensino de dois anos e complementa o salário-base de professor rural.

A ideia, diz Alena Makovitch, uma das fundadoras, é que os professores deem uma contribuição à sociedade e desenvolvam habilidades pessoais enquanto inspiram os alunos a ampliar seus horizontes. “Um de nossos objetivos é mudar a imagem da profissão, para que seja vista com mais prestígio”, afirma ela.

Todo ano, 2 mil mestrandos se inscrevem no programa. Para os escolhidos,
a experiência pode abrir os olhos, principalmente no confronto com métodos de ensino antiquados. A moscovita Yulia Ignatieva, 25 anos, mestranda em Direito, observa: “Estamos tentando melhorar muitas coisas.”

______________

Migrante salva homem preso em casa em chamas

HERÓIS

Os moradores de Denia, cidade da Costa Blanca, na Espanha, se espantaram ao ver um rapaz escalar a parede de uma casa em chamas e salvar um homem quase incapacitado, preso pelo fogo. Enquanto a fumaça escura saía de uma sacada, o salvador misterioso surgiu com Alex Caudeli, de 39 anos, sobre os ombros.

O herói era um vendedor de rua senegalês chamado Gorgui Lamine Sow (foto). “Não pensei, só subi para buscá-lo”, diz Sow, revelando que era imigrante ilegal e que chegara dois anos antes, com 17 anos, num barco vindo da África.

“É verdade que sou pobre”, conta, “mas tenho coração, quero ajudar os outros e sabia que conseguiria salvá-lo.” Agradecido, Caudeli recebeu alta do hospital depois de tratar as queimaduras e a inalação de fumaça. Saudado publicamente como herói, Sow é modesto: “Só fiz o que qualquer ser humano bom faria.”

______________

Compilado por James Hadley

fontes: (gastronomia) the times. (ecologia) metro. (engenharia) new scientist. (meio ambiente) bbc news. (educaçÃo) deutschewelle. (Heróis) the local, espanha.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close