Muitos pais se perguntam como criar filhos bem educados e solidários, que possam contribuir para o bem da sociedade quando crescerem. Segundo a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora de As sementes do amor – Educar crianças de 0 a 3 anos para a paz e Cá entre nós – na intimidade das família, os pais têm grande influência na construção dos valores de seus filhos. Ela afirma que é pelo exemplo que pais podem desenvolver a solidariedade nos filhos.

“A compaixão e capacidade de prestar atenção no outro são valores que podem ser desenvolvidos desde os primeiros anos de vida.”

Confira também: Transforme a leitura em hábito para o seu filho

Porém, “se a palavra não vem casada com a ação, ela perde a credibilidade”. Maria Tereza acrescenta que estamos tomando consciência de que somos uma família de sete bilhões de pessoas habitando a mesma casa, o planeta Terra.

Os pais podem começar criando uma relação de cooperação em casa:

  • Crianças com menos de 5 anos podem ajudar na cozinha ou escolher os brinquedos que não querem mais para doar.
  • Crianças entre 5 e 11 anos podem ajudar a tomar conta dos irmãos ou de animais de estimação.
  • Os maiores podem ser voluntários ou acompanhar os adultos para ajudar em tarefas mais complexas.

A fagulha da solidariedade é acesa quando as crianças percebem que não devem só receber, mas também doar. E, assim, aprendem a noção de ajudar. “Esta relação de troca é um valor fundamental”, diz Maria Tereza.

Como criar filhos solidários com a ajuda da internet:

Caso não tenha contato com instituições de solidariedade, confira algumas sugestões na internet para você e seu filho começarem:

  • portaldovoluntario.org.br: o site oferece informações sobre voluntariado e tem uma lista de categorias que permite aos interessados escolher em que área gostariam de atuar.
  • voluntariosonline.org.br: o site é um serviço do Instituto Voluntários em Ação e funciona como um elo entre pessoas que desejam doar suas habilidades e seu tempo e as ONGs que estão à procura de mão de obra.
  • saudecrianca.org.br: a Rede Saúde Criança é um espaço de relacionamento entre associações autônomas que atendem crianças e suas famílias em risco social. Visite o site para saber como colaborar.
  • parceirosvoluntarios.org.br: é o site da ONG que estimula a criação de redes e parcerias de trabalho voluntário.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!