Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de março de 2019

Dicas preciosas para lidar com a preocupação excessiva

A preocupação excessiva é um distúrbio que muitas vezes está ligado à ansiedade, e tende a ser persistente e de difícil controle

Imagem: Marjan_Apostolovic/ Istock

Você sente que tem andado com uma preocupação excessiva a ponto de deixar que isso comprometa sua qualidade de vida? A preocupação excessiva é um distúrbio que muitas vezes está ligado à ansiedade, e tende a ser persistente e de difícil controle. 

Todos nós encontramos situações adversas que abalam nossas estruturas sólidas no dia a dia. Porém, tomar medidas práticas, em vez de ficar apenas remoendo os problemas, é o grande diferencial que separa os resilientes dos conformistas.

Confira algumas dicas valiosas que podem diminuir sua preocupação excessiva e melhorar a sua qualidade de vida. Vale lembrar que se o quadro persistir é importante que você procure uma ajuda especializada.

1 Mantenha um caderno de preocupações

“Ande com um caderno para anotar pensamentos”, é o que sugere a Dra. Yan-Go, da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Quando você estiver preocupado com alguma coisa, anote esse pensamento. Escrever suas preocupações é um bom meio para que você possa enxergar o que tem que fazer – e resolver. Desocupando sua mente de algum pensamento obsessivo, você se torna muito mais capaz de encontrar na tranquilidade a solução para algum problema. 

2 Esqueça os telejornais noturnos

Partindo do pressuposto de que a maioria dos noticiários noturnos costuma apresentar assassinatos, agressões e atos desumanos, eles tendem a acionar todos os mecanismos de despertar que o seu corpo possui. O que, sem dúvidas, irá acabar atrapalhando seu sono e contribuindo para sua ansiedade e preocupação. 

É no sono que a nossa mente se recupera, por isso é importante manter uma boa rotina de sono.

3 Inspire-se com o que agrega

Invista em leituras agradáveis, músicas tranquilas e programas ou filmes sem violência. Somos influenciados pelo meio em que convivemos. Por isso, é importante não ficar somente imerso em notícias que contribuam para sua preocupação excessiva. 

Sites como o Hypness, ou o Só Notícias Boas, são bons para encontrar histórias emocionantes de superação e conquista.

4 Desconecte-se por um momento

Se o Instagram, Facebook, ou o excesso de mensagens no Whatsapp estiverem contribuindo para o aumento da sua preocupação, pense na possibilidade de desativá-los por um tempo. Para muitas pessoas isso pode ser algo difícil, porém, necessário. 

No lugar de ver a telinha brilhante do celular, tire um minuto para buscar uma distração mais contemplativa – como jardinagem, meditação, caminhada. 

Assim, sua mente terá mais tempo para relaxar e buscar soluções para suas preocupações. 

5 Fale com alguém

Muitas vezes a preocupação excessiva faz com que nós não consigamos ver alternativas para todas as questões que assolam nossa mente.  E isso contribui para o quadro de desespero e ansiedade, que muito prejudica sua qualidade de vida.

Quando conversamos com alguém de confiança, como amigos ou familiares, conseguimos ver a situação por outra perspectiva e ter mais ideias de como conseguir soluções práticas para nossos problemas.

6 Busque ajuda profissional

Não sinta vergonha se você concluir que precisa de uma ajuda profissional, como terapia, por exemplo. Lembre-se de que a vida é feita de ciclos, e há momentos em que estamos melhores do que outros. Acredite em você e no seu potencial e lembre-se de que tudo na vida tem solução.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados