Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 16 de abril de 2020

Como manter uma amizade duradoura e resolver os conflitos

As recompensas de lutar por uma amizade sincera vale o esforço.

Imagem: Deagreez/iStock

Há bons motivos para cuidarmos de nossas amizades com carinho. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard revelou que o fator mais importante no nível de saúde mental e física das pessoas não é o dinheiro, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos.

“A amizade nos faz sentir queridos, respeitados, valorizados. Aumenta nossa auto-estima e nos leva a acreditar que somos capazes de progredir”, diz Nívea Maria de Carvalho Fabrício, ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. “É um vínculo que precisamos cultivar.”

Ironicamente, afirma Walkiria Helena Grant, professora de psicologia da Universidade de São Paulo, “como estamos acostumados a dizer o que nos passa pela cabeça numa amizade antiga, ela fica mais suscetível a brigas”. E o resultado pode ser exatamente o que não desejamos: o final do relacionamento.

Uma amizade que está passando por um momento difícil pode ser consertada. Eis o que os especialistas sugerem:

1 . Engula o orgulho

Deixar o orgulho de lado e dar o primeiro passo explicando como se sente é importante para que o outro tenha a oportunidade de entender o que está acontecendo. Quando um amigo nos machuca, nossa primeira reação é a defesa. Ficamos emburrados e dando respostas atravessadas acreditando que nosso amigo irá entender os sinais. Mas essa atitude pode criar ainda mais ressentimento e acabar estragando uma bela amizade.

2 . Peça perdão – mesmo que você também tenha sido injustiçado

Ninguém deve consentir em ser maltratado emocionalmente por outra pessoa. Entretanto, no decorrer de uma amizade, todos nós cometemos erros. “Se a pessoa que errou não se desculpar, a outra poderá se agarrar àquela raiva pelo resto da vida”, explica Maria Helena. “É por isso que, quando os dois erram, vale a pena tentar entender as circunstâncias que levaram você ao erro, dando uma chance para o outro admitir que também errou. É a única forma de a amizade encontrar o equilíbrio outra vez.”

3 . Veja as coisas pelo ponto de vista do seu amigo

Segundo alguns estudos, ser tolerante é fundamental para manter amizades duradouras. As pesquisas apontam também que o segredo para manter amizades duradouras é não permitir que os problemas tomem proporções exageradas. “Muitas vezes as discussões acontecem por causa de um simples problema de comunicação. E isso é mais frequente do que imaginamos”, diz Eduardo Ferreira Santos, psiquiatra e psicoterapeuta.

4 . Aceite o fato de que as amizades mudam

“É comum que uma amizade se transforme à medida que nosso estilo de vida vai mudando”, observa o psiquiatra Paulo Gaudêncio. “Assim, é melhor ter um grupo de amigos, pois se um ou dois mudarem, você ainda terá os outros.”

Muitas vezes pode parecer fácil fazer amizades. A parte mais difícil é manter o elo forte durante o sobe e desce natural que afeta os relacionamentos. Maria Helena Matarazzo tem uma sugestão: seja leal e cultive a amizade todos os dias. Afinal de contas, vale o esforço de cultivar e alimentar a amizade pois, como diz a canção de Milton Nascimento e Fernando Brant: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração…”

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados