Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 26 de junho de 2018

Como perder a timidez com 8 passos simples

É difícil, mas não é impossível: descubra como perder a timidez

Imagem: CREATISTA/iStock

Nervosismo, tremores, suor… a timidez pode ser um verdadeiro tormento para algumas pessoas. Superar este sentimento paralisante pode parecer impossível, mas não é. Em alguns casos, o acompanhamento de profissionais é indispensável para identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado, enquanto outros podem minimizar os efeitos da timidez aprendendo a lidar com ela. Confira abaixo como perder a timidez através de 8 passos simples que podem lhe ajudar a desenvolver a confiança.

Passo 1

Compreenda sua timidez, observe onde e quando ela surge e pergunte-se do que você realmente tem medo. Anote as mensagens negativas que manda para si mesmo, depois registre as suposições em que elas se baseiam. Mas lembre-se de que são suposições, e não fatos.

Passo 2

Permita-se sentir o medo, mas aja a despeito dele. Inicie uma conversa, enfrente uma entrevista, mande uma mensagem para a pessoa de quem você gosta, vá àquela festa. Fugir de situações desafiadoras só piora o problema.

Passo 3

Estabeleça metas realistas. Não vá a uma festa na expectativa de conversar com todos os convidados, por exemplo. Estabeleça para si o desafio de conversar com, digamos, três pessoas que você não conhece.

Passo 4

Fragmente os contatos sociais que lhe causam timidez em etapas menores e mais simples. Comece com qualquer coisa que não seja a conversa: mantenha-se confiante, olhe ao redor, faça contato visual e sorria. Uma abordagem amistosa costuma ser bem recebida e retribuída.

Passo 5

Conduza a conversa em termos simples. Diga “oi”, apresente-se, pergunte o nome da outra pessoa, faça um comentário, pergunte alguma coisa. Acima de tudo, preste atenção no que a pessoa diz − não se preocupe com o que ela pensa a seu respeito.

Passo 6

Lembre-se de que você tem algo em comum com a outra pessoa: vocês estão no mesmo local e na mesma hora. Pense no motivo disso: vocês têm conhecidos, interesses ou um trabalho em comum? Use isso para alimentar a conversa.

Passo 7

Seja educado. Agradeça à pessoa por gestos amáveis. Demonstre apreço. Faça com que ela se sinta bem. Isso o ajudará a sentir-se do mesmo modo.

Passo 8

Por fim, tenha sempre em mente que, mesmo se você “se comportar” da melhor forma possível, isso não é garantia que a outra pessoa vai gostar de você. Não temos como saber o que os outros querem ouvir e, afinal, gosto é uma questão particular. Então não existe motivo para ficar tão nervoso durante uma conversa, certo?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados