Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de julho de 2019

Confira 15 dicas para ser mais tolerante com as pessoas

Pesquisa revela que viajar aumenta a tolerância. Saiba como isso acontece e confira 15 dicas que vão ajudar você a ser mais tolerante

Imagem: Wojciech Kozielczyk/iStock
Publicidade


Ser tolerante com as pessoas não é tarefa fácil nos dias de hoje. Uma recente pesquisa apontou que, pelo menos, o hábito de viajar pode aumentar nossa tolerância.

O estudo “The Value of Traveling”, promovido pelo buscador de viagens Momondo, em 18 países, entre eles o Brasil, apontou que existe atualmente uma tendência à desunião. Isso porque, para 49% dos entrevistados, nossa tolerância com outras culturas diminuiu nos últimos 5 anos.

Por outro lado, há também uma expectativa depositada nas viagens. Dos entrevistados, 59% acreditam que se as pessoas viajassem mais, o mundo seria mais tolerante.

Como ser uma pessoa melhor: 5 dicas preciosas de especialistas

Além dos 49% que acreditam que estamos mais intolerantes, 24% creem que a tolerância referente a religião, raça e política vai diminuir ainda mais. Por outro lado, 38% acham que estes níveis permanecerão iguais.

Publicidade


O que é ser tolerante?

Mas, o que é ser tolerante? Para muitos, seria uma concessão, aceitar algo, mesmo sendo contra. Mas, segundo a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da Unesco, aprovada em 1995, este sentimento vai além.

Para a organização, ser tolerante é, antes de tudo, ter uma atitude ativa e de reconhecimento dos direitos universais da pessoa e suas liberdades.

Neste caso, a tolerância seria o respeito e a aceitação da diversidade das diferentes culturas e modos de expressão. Por isso, ao viajar, a tolerância aumenta, como revela a pesquisa.

Confira 15 dicas para ser mais tolerante

Se você deseja ser mais tolerante, então confira abaixo 15 dicas, que seguimos durantes as viagens, mas que podem ser aplicadas no dia dia.

Publicidade


  • SIphotography/iStock

    1- Escute o outro

    Quem muito fala, pouco ouve. Procure ouvir os outros, entender suas ideias e pontos de vista diferentes. Ao ouvir, abrimos o espaço para o diálogo.


  • HbrH/iStock

    2 – Tenha calma

    Normalmente, ao viajar, as pessoas tendem a ter mais calma, relaxar. Por isso, aplique isso no dia a dia. Procure observar e reservar tempo para lidar com os obstáculos e as diferenças.


  • Wernerimages/iStock

    3 – Autoavaliação

    Antes de julgar o outro, é importante fazer uma autoavaliação. Muitas vezes aquilo que não toleramos no outro é justamento o que não suportamos em nós mesmos.


  • DragonImages/iStock

    4 – Coloque-se no lugar do outro

    Quando viajamos, estamos abertos a conhecer novas culturas e a aceitar as diferenças. Então, por que não praticar isso no seu dia a dia? Tenha empatia, coloque-se no lugar do outro antes de ser intolerante.

     


  • Ridofranz/iStock

    5 – Respeite as diferenças

    Não são só as culturas que são diferentes, todas as pessoas também são. Neste caso, a tolerância deve ser mais do que indiferença. Ela deve ser vista como um ato em que a diferença deve ser aceita como se fosse nossa.


  • Melpomenem/iStock

    6 – Ser intolerante é uma tendência

    Na época em que o meme “sem tempo, irmão” ganha espaço, nada mais normal do que ser intolerante. Verdade? Não!


  • Jacob Ammentorp Lund/iStock

    De acordo com a pesquisa da Momondo, apesar da tendência à intolerância, para 61% dos entrevistados ainda há mais coisas que nos unem do que nos separam.


  • Brainsil/iStock

    7 – Busque conhecimento

    Quando viajamos, buscamos conhecer novos lugares e suas culturas. Logo, o ideal é aplicar este desejo por conhecimento no dia a dia. Quando procuramos conhecer o outro e suas diferenças, a tolerância tende a aumentar.


  • Rawpixel/iStock

    8 –  Bom humor

    Pessoas mal-humoradas têm baixa tolerância. Por isso, nada como sorrir e ser feliz para ser também mais tolerante.


  • Fizkes/iStock

    9 – Resolva os conflitos

    Resolver conflitos é um exercício para ser mais tolerante. Ao buscar soluções urgentes, com medo da frustração, perdemos a paciência. Por isso, é importante ser tolerante também quando há um problema.


  • Izkes/iStock

    10 – Respire!

    Respire. Em uma situação de conflito, procure controlar a ansiedade antes de iniciar uma discussão. Faça exercícios de respiração e mantenha a calma.


  • Seb_ra/iStock

    11 – Saiba perdoar

    Todas as pessoas erram. Por isso, o perdão é importante para quem deseja ser mais tolerante.


  • Hakase_/iStock

    12 – Seja gentil

    “Gentileza gera gentileza”, já dizia o profeta. Por isso, nada como ser gentil com o outro, mesmo quando lidamos com as diferenças.


  • Simonapilolla/iStock

    13 – Abra a mente

    Segundo a pesquisa da Momondo, para 70% dos entrevistados, viajar ajudou no desenvolvimento de uma visão positiva sobre outras culturas. Por isso, a importância de abrir a mente.


  • Lukacstamas00/iStock

    14 – Não seja impositivo

    Não imponha um único modo de pensar e agir. Esteja aberto às diferenças e se torne uma pessoa mais tolerante e receptiva a novas ideias.


  • Oatawa/iStock

    15 – Seja otimista!

    Mesmo com todas as dificuldades, sempre há uma forma de absorver algo de bom. Para 56% dos entrevistados da Momondo, as pessoas têm o poder de aumentar a tolerância e o respeito. Então, sejamos otimistas!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close