Você sabia que existem datas comemorativas no ano que ninguém conhece? Pois é.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo, os feriados não deixaram de existir. Porém, esses dias não são exatamente feriados. São dias comuns que celebram as coisas boas – ou não – da vida, que homenageiam uma certa profissão ou uma certa… comida!

Confira 10 datas comemorativas – que você provavelmente não conhece – do mês de julho, e celebre do jeito certo.

kuarmungadd/iStock

5 de julho: Dia da Fundação do Exército da Salvação

O Exército da Salvação é uma organização cristã que foi fundada no ano de 1865 na Inglaterra, por William e Catherine Booth, no meio da Revolução Industrial. Seu objetivo era que os pobres, assim como as classes mais favorecidas, também pudessem assistir aos cultos nas igrejas. No Brasil, o Exército da Salvação surgiu em 1922 e, desde então, trabalha com doações e projetos sociais. Hoje, a instituição existe em mais de 130 países. Com certeza, é uma das datas comemorativas mais importantes!


SeventyFour/iStock

7 de julho: Dia do Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha

Em 1980, com a crescente participação da mulher no mercado de trabalho e o empenho do Ministro de Estado da Marinha da época, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, foi fundada a Lei nº 6.807, criando o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM). O dia 7 de Julho de 1980 foi um marco no início da participação da mulher nas Forças Armadas brasileiras!


stefanamer/iStock

7 de julho: Dia Mundial do Chocolate

Este dia é realmente especial. Além de ter dado início à participação das mulheres nas Forças Armadas, é o dia Mundial do Chocolate! Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 para comemorar essa data, mas acredita-se que esse período marcou a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. No passado, o chocolate só era conhecido e utilizado pelas civilizações originárias da América, como os Astecas e os Maias. De qualquer forma, essa data precisa ser comemorada!


Jovanmandic/iStock

10 de julho: Dia da Pizza

Mais um dia para homenagear uma comida amada pela maioria da população: a pizza! Mesmo sendo criada na Itália, aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a cultura das massas se expandiu fortemente, formando vários amantes dessa culinária. Então, em 1985, o secretário de turismo da época, Caio Luiz de Carvalho, promoveu um concurso estadual para eleger as melhores pizzas de margheritta e mozzarela. O sucesso foi tanto que o político estabeleceu que o dia do encerramento do concurso, dia 10 de julho, seria a data oficial para comemorar a pizza. E você, vai pedir de que?