Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de novembro de 2018

Doação de sangue animal: cães e gatos também são doadores

Doar sangue é um gesto de amor para humanos e pets.

Imagem: bazilfoto/iStock
Sabia que seu cachorro ou gato pode doar sangue e salvar vidas? A maioria das pessoas não faz ideia de que existem bancos de sangue veterinários que abastecem as clínicas quando um animal precisa de transfusão. Muitas vezes, essa é a única chance que ele tem de sobreviver. E o seu grande amigo pode ser valioso nessa hora. Assim como para os seres humanos, a doação de sangue animal também é um ato de amor e solidariedade. Mas, como são pouco conhecidos, os bancos de sangue veterinários às vezes ficam sem estoque e vidas deixam de ser salvas.

Como é feita a doação de sangue

O procedimento é indolor e sem necessidade de anestesia em muitos casos. Em contrapartida, além de ser muito gratificante para você saber que seu cachorro está salvando a vida de outro, a saúde dele fica sempre em dia, pois antes de cada doação é realizado um hemograma.

O que é preciso para ser doador

Seu cão poderá doar sangue se:
  • For manso e calmo (não adianta ser dócil, mas não parar quieto, certo?).
  • Tiver mais de 25 quilos (mas não pode ser obeso).
  • Tiver entre 1 e 8 anos.
  • Nunca tiver recebido transfusão.
  • Estiver vacinado e vermifugado.
  • Não estar no cio ou prenhe.
  • Não ter histórico de doença grave.
Para os gatos o procedimento é um pouco diferente. Como são mais ariscos, precisam ser sedados, mas não deixe que isso o desencoraje a praticar o bem. Se ele tiver mais de 4 quilos e cumprir a mesmas exigências dos cães, poderá doar. Além disso, não pode ser FIV ou FeLV positivo, isto é, ser portador do vírus da FIV (imunodeficiência felina) e da FeLV(leucemia felina).  
Confira também: Plantas venenosas para cães e gatos: veja as mais comuns e evite!  
Agora que você já sabe da existência e importância da doação de sangue animal, verifique se em sua cidade existem bancos de sangue veterinários e entre logo em contato se seu peludo estiver apto a doar. E, caso você humano ainda não seja doador, siga o exemplo do seu pet. Ele vai ficar orgulhoso de você!  

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close