O estresse provocado pelo trabalho ou acontecimentos imprevisíveis exige estratégias que nos ajudam a atravessar os tempos difíceis. Mas, às vezes, quando o estresse faz parte da rotina, o casamento pode ser prejudicado. É o que afirmam Wayne e Mary Sotile, especialistas em relacionamento e autores de Supercouple Syndrome: How Overworked Couples Can Beat Stress Together (A síndrome do supercasal: como casais sobrecarregados de trabalho podem combater o estresse juntos).

Veja as formas de encarar o estresse que podem prejudicar o casamento e comece a evitá-las:

1 – Você se anestesia

Só pensa em trabalho e em prazos, ignorando os apelos contrários da mente, do corpo e do espírito. Esse entorpecimento funciona numa emergência, mas, quando se torna padrão, todo o resto da vida sofre, pois você deixa de ser vulnerável e de agir com empatia, distanciando-se das próprias emoções.

2 – Você aumenta a carga de trabalho

A capacidade de trabalhar com afinco é uma qualidade no ambiente profissional, mas pode tornar você uma pessoa exigente e ranzinza em casa, provocando raiva, mágoa e tensão.

3 – Você adota uma postura agressiva

Quem entra numa competição é obrigado a grandes feitos. Mas as suas constantes “vitórias” nas conversas em casa podem dar a impressão de que o outro está sempre “perdendo”.

4 – Você só enxerga as suas necessidades

O estresse causa uma visão do tipo “túnel”. Cada um se concentra no essencial: as tarefas do trabalho e o que é preciso para cumpri-las. Ao mesmo tempo, ignora praticamente todo o resto. Eis aí uma garantia de impopularidade em casa.

5 – Você se torna “o cara”

Um(a) administrador(a) eficiente obtém ótimos  resultados – no trabalho. Mas um bom casamento não é uma relação patrão empregado. Um bom casamento se baseia no poder compartilhado.

6 – Você assume tarefas múltiplas

Sim, fazer duas, três ou quatro coisas ao mesmo tempo é sinal de eficiência. Mas pode aumentar o seu nível de estresse (e prejudicar a memória recente, segundo pesquisas). Se fizer isso em casa, vai causar no parceiro a impressão de que você não acha que ele ou ela mereça a sua atenção exclusiva.

Bom, os pontos abordados acima são questões que podem levar a grandes problemas em um casamento. Se você se reconheceu em algum dos pontos citados, comece imediatamente a trabalhar nele a fim de evitá-lo. Afinal, a felicidade no casamento é algo que tem que ser conquistado diariamente.

LEIA TAMBÉM

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!