A leitura certamente é uma das formas mais prazerosas de se aprender algo. Ela nos permite vivenciar situações pelas quais nunca passamos, e talvez nunca passaremos. É uma ótima forma de aprender a sentir e compreender o outro. Uma ótima forma de treinar a nossa empatia. Cada leitura proporciona a oportunidade de nos reinventarmos. Por isso, separamos abaixo 5 indicações de livros que todo os jovens e adultos deveriam ler. São assuntos tocantes, sensíveis e que farão você se tornar uma pessoa melhor.

Quer ver mais dicas de leitura, além destes? Clique aqui.

indicacoes de livro 1- a lista negra

Título: A Lista Negra

Autora: Jennifer Brown

A lista negra é um livro sensível e impactante que traz uma importante reflexão a respeito do que o bullying pode fazer com a vida de um jovem.

Sinopse oficial: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

 

indicações de livro 2- O odio que voce semeia

Título: O ódio que você semeia

Autora: Angie Thomas

O ódio que você semeia é um livro contra o racismo, repleto de choques de realidade e que certamente irá emocioná-lo. É um livro que não pode faltar na sua estante.

Sinopse oficial: Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.

  • Não faça movimentos bruscos.
  • Deixe sempre as mãos à mostra.
  • Só fale quando te perguntarem algo.
  • Seja obediente.

Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.

Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.

 

indicacoes de livro 3 - Passarinha

Título: Passarinha

Autora: Kathryn Erskine

Passarinha é um livro emocionante que nos ensina um pouco mais sobre o significado da palavra empatia. É um livro emocionante que com certeza o fará chorar e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial de uma criança com a Síndrome de Asperger.

Sinopse oficial: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

 

indicacoes de livro 4 - Fale!

Título: Fale!

Autora: Laurie Halse Anderson

Fale! é um livro muito sensível que aborda a questão do abuso sexual e o quanto isso afeta uma pessoa. Traz uma importante reflexão para pessoas de todas as idades.

Sinopse oficial: “Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

 

indicacoes de livro 5 - Amor amargo

Título: Amor Amargo

Autora: Jennifer Brown

Amor amargo é uma história angustiante que narra como é viver um relacionamento abusivo. O livro traz um importante alerta de que relacionamento abusivo não envolve apenas a violência física.

Sinopse oficial: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…