Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de janeiro de 2019

Notícias boas para curtir e compartilhar com os amigos

Douglas Ferreira
Última atualização: 22 de janeiro de 2019
Por: Douglas Ferreira

Curta, compartilhe e inspire-se com as coisas boas que ocorreram pelo mundo.

Notícias boas para curtir e compartilhar com os amigos Imagem: marchmeena29/iStock

Pode parecer difícil encontrar notícias boas e que nos inspirem, mas a verdade é que o mundo está repleto de pessoas fazendo o bem. Agora, depende de você compartilhar as boas-novas e montar um rede do bem!

ROBÔS

Solução do isolamento

Quando sofrem doenças prolongadas, as crianças sentem saudade dos amigos da escola. E não só durante as aulas; nas férias também.

A empresa norueguesa No Isolation teve uma ideia para reduzir a solidão e o isolamento social. “Sim, podemos fazer diferença”, diz Karen Dolva, de 26 anos, diretora-executiva e uma das fundadoras da empresa (à direita).

Ela e sua equipe desenvolveram um pequeno boneco branco, chamado AV1, que fica na mesa da criança enquanto ela está longe da escola. Em casa ou no hospital, a criança pode se conectar com a turma, para ver e ouvir a professora e olhar a sala, usando controles simples num notebook. Pode fazer perguntas e até falar com os colegas.

Em toda a Europa, centenas de milhares de crianças passam pelo menos dois meses por ano fora da escola, e o potencial do AV1, já em uso na Escandinávia, nos Países Baixos e no Reino Unido, é imenso.

Agora, Karen Dolva procura maneiras de aliviar a solidão dos idosos. A meta suprema é dar fim ao isolamento social.

The Guardian, 13/7/17

TURISMO

Ajuda para Veneza

Em qualquer dia, é provável que haja mais turistas do que moradores em Veneza. Incomodados, os moradores protestaram contra o impacto disso em sua vida.

O prefeito Luigi Brugnaro já adotou medidas, como promover partes menos conhecidas da cidade, proibir novas acomodações para turistas e a adoção da política de “moradores primeiro” nos ônibus aquáticos.

Mas é ainda mais dramático o plano de proibir grandes navios de cruzeiro na laguna depois da Praça de São Marcos, porque poluem a água e danificam a área histórica à beira d’água. O ministro dos Transportes da Itália anunciou que, nos próximos quatro anos, navios que pesem mais de 55 mil toneladas terão de atracar a noroeste da cidade. O prefeito Brugnaro aprovou a decisão e disse: “Temos a solução.”

The Local (Itália), 8/11/17.

SORTE

Encontrar ouro

Em 2012, dois funcionários da comuna de Klingnau, na Suíça, estavam ceifando um prado quando encontraram lingotes de ouro no valor de 86 mil euros guardados numa bolsa escondida nos arbustos.

A lei suíça adota a regra de “achou, ficou”, e, cinco anos depois, como ninguém conseguiu provar a propriedade dos lingotes, agora eles são propriedade oficial da comuna. O par de sorte que os achou tem direito a 10% do valor.

The Local (Suíça), 17/10/17.

HERÓIS

Dedicado catador de lixo de Glasgow

Eddie Kirkwood tem paralisia cerebral. Está confinado à cadeira de rodas, mas não permite que isso o limite. Como ele diz: “Desejo, compromisso, muito trabalho. É tudo de que precisamos na vida.”

Essas são as qualidades que Eddie (abaixo) demonstra o dia inteiro, sete dias por semana, enquanto cata o lixo em torno de Glasgow, sua cidade natal, na Escócia. Ele age assim faça chuva ou faça sol e sem ser pago pelo serviço.

”Dizem que estou fazendo uma grande coisa, mas não vejo assim”, conta ele. ”Só quero contribuir com a minha parte para que todos possam apreciar ruas limpas.”

Eddie também levantou milhares de libras para o clube de futebol em cadeira de rodas da cidade, que ele ajudou a fundar. Mas não quer agradecimentos. ”Sou apenas um sujeito normal que tenta tornar Glasgow um pouco melhor”, diz ele.

ITV News, 24/11/17

POR TIM HULSE