Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de junho de 2020

O músico que inspira uma nova geração e outras notícias

Fique por dentro das boas-novas e renove a sua fé no mundo.

Imagem: © Mariona Vilarós/London Music Masters

Pode parecer difícil encontrar notícias boas em tempos tão turbulentos quanto este no qual estamos vivendo agora, mas a verdade é que o mundo ainda está repleto de coisas boas. Agora, depende de você compartilhar as boas-novas e montar um rede de esperança e positividade!

______________

O músico Sheku Kanneh-Mason espalha o amor fazendo música

MÚSICA

O violoncelista britânico Sheku Kanneh-Mason, de 21 anos, começou a chamar atenção aos 17 anos como primeiro músico negro a ganhar a prestigiada competição Jovem Músico do Ano da BBC. Mas foi sua apresentação no casamento do duque e da duquesa de Sussex, em 2018, transmitida a um público global, que o tornou famoso.

Agora, graças ao chamado “efeito Sheku”, vem surgindo uma nova geração de jovens violoncelistas, com a National Schools Symphony Agora, graças ao chamado “efeito Sheku”, vem surgindo uma nova geração de jovens violoncelistas, com a National Schools Symphony Orchestra, da Grã-Bretanha, relatando um aumento de 68% das inscrições de executantes do instrumento.

Kanneh-Mason está usando a fama para fazer campanha pelo aumento da educação musical nas escolas britânicas. “É preciso ensinar mais música, mais e melhor”, diz ele. O rapaz visita escolas regularmente para tocar com jovens músicos. “Trabalho com muitas crianças que não teriam acesso”, conta ele. “Nos jovens, há muito talento que precisa ser combinado às oportunidades.”

FONTE: I NEWSPAPER /BBC NEWS/ THEGUARDIAN/THE BIG ISSUE

______________

Missão de cinco anos para bravamente... catar lixo

ESPAÇO

A Agência Espacial Europeia (ESA) está para lançar em órbita um coletor de lixo robótico com muitos braços (ilustração) na primeira missão para remover detritos espaciais que circulam em torno da Terra.

Depois de 60 anos de voos tripulados, há restos de foguetes, milhares de satélites defuntos e centenas de milhares de fragmentos atulhando as órbitas geoestacionárias e outras.

O coletor de lixo partirá em 2025 para buscar um único detrito chamado Vespa, deixado pelo lançador Vega da ESA em 2013. A agência espera que a missão abra caminho para uma operação de limpeza mais abrangente.

“Imagine o perigo de navegar em alto-mar se todos os navios já perdidos na história ainda flutuassem na superfície”, adverte Jan Wórner, diretor geral da ESA. “Essa é a situação atual da órbita.”

FONTE: THE GUARDIAN

______________

Serviço postal entrega pacotes sem emissão de carbono

TRANSPORTES

Dublin se tornou a primeira capital europeia a ter um serviço postal sem nenhuma emissão de carbono. Com o acréscimo à sua frota dos primeiros caminhões elétricos de 7,5 toneladas da Irlanda, o serviço postal An Post pode agora fazer todas as entregas em Dublin com 47 veículos sem emissões e evitar 450 toneladas de CO2.

“Provamos que é possível fazer entregas numa capital sem nenhuma emissão de carbono”, diz David McRedmond, diretor executivo da An Post. “Se conseguimos fazer entregas em mais de setenta mil locais por dia nesta área, não há razão para outras empresas não conseguirem.”

McRedmond observa que até o fim do ano a empresa levará a entrega sem emissões a outras cidades irlandesas e em dois anos expandir. a frota elétrica para mais de novecentos veículos. A eletricidade usada só vem de fontes renováveis.

FONTE: IRISH TIMES

______________

Clube de futebol usa mídias sociais para procurar crianças desaparecidas

SOCIEDADE

O importante clube de futebol italiano A. S. Roma está usando seus muitos seguidores nas mídias sociais para dar destaque ao sofrimento das crianças desaparecidas. Os clubes da Itália competem em originalidade para anunciar novas contratações de jogadores, e o tricampeão italiano já ficou famoso pelo humor peculiar.

Agora, as novas contratações são anunciadas ao lado do rosto de uma criança desaparecida, com informações, um número de telefone e um clipe de vídeo. Desde junho do ano passado, seis crianças mostradas foram encontradas na Grã-Bretanha, na Bélgica e no Quênia.

“Acho que não esperávamos que as crianças apresentadas num vídeo voltassem para casa em segurança”, diz Paul Rogers, diretor de estratégia do A. S. Roma. “É óbvio que rezávamos para que acontecesse, mas não esperávamos.” Agora o clube tenta convencer outros grandes nomes do futebol europeu a seguir seu exemplo.

FONTE: THE LOCAL, ITÁLIA

______________

Usina de esquis

ARQUITETURA

Copenhague alimenta a ambição de se tornar, em 2025, a primeira cidade neutra em carbono do mundo, depois de abrir uma usina elétrica de 41.000 m² que processa resíduos e tem uma pista artificial de esqui que funciona o ano inteiro.

A usina Copenhill converte 440 mil toneladas de lixo em energia e fornece eletricidade e calefação a 150 mil residências. A pista de esqui tem 400 metros de extensão e desce desde o alto do prédio de 90 metros, com uma curva de 180 graus no meio.

FONTE: DEZEEN

______________

Superando a barreira da linguagem

HERÓIS

Uma série de doenças e acidentes deixou Sergio Romero surdo, cego e fisicamente incapaz aos 30 e poucos anos. Mas esses reveses não reduziram sua ambição. Hoje com 37 anos, o espanhol de Múrcia inventou uma nova língua de sinais para os 7 mil compatriotas que vivem com surdo-cegueira.

Romero costumava se comunicar traçando com o dedo letras maiúsculas na testa, mas queria um sistema mais rápido. Ele trabalhou com sua cuidadora Cristina Álvarez Castellanos e adaptou a língua espanhola de sinais transferindo os sinais para o rosto, os ombros e o pescoço. Alguns sinais não puderam ser adaptados, e eles inventaram outros. Até agora, eles incorporaram cerca de mil palavras à nova língua, que chamam de SERCRI.

“Essa doença só me deixou mais forte”, revela Romero. “Pode-se dizer que abriu meus olhos. Agora vejo mais do que antes.”

FONTE: EL PAIS

______________

COMPILADO POR JAMES HADLEY

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close