A cada ano, repete-se o trabalho a ser feito no jardim. Dependendo do lugar e das condições climáticas, ele pode ser realizado mais cedo ou mais tarde. Mas conte sempre com um imprevisto, como um veranico no outono, por exemplo.

PRIMAVERA

Damascos devem ser plantados na primavera. Foto: egal/iStock.

Nos jardins é hora de plantar ou podar rosas, árvores e arbustos. Assim, as plantas já existentes são separadas e transplantadas, e as flores de verão são semeadas.

No pomar, podam-se os arbustos de frutos silvestres, assim como as videiras. Nas regiões frias, é a época de plantar variedades sensíveis, como damasco ou pêssego.

Na horta, semeie ervilha, mastruço, dente-de-leão, fava, espinafre. Os tubérculos ainda têm de esperar um pouco.

Fim da primavera

Os morangos precisam de atenção constante. Foto: YuriyS/iStock.

No jardim ornamental, está na hora de plantar as árvores, podar arbustos que já floresceram, fixar as rosas trepadeiras e colocar os vasos de plantas a céu aberto. Também é a hora das plantas de verão bienais, assim como das que florescem na primavera, das dálias e dos gladíolos, que não gostam de vento ou sol forte.

No pomar, coloque adubo nos pés de morango ou palha sobre a terra. Galhos de arbustos silvestres muito carregados devem ser fixados, e as árvore frutíferas precisam ser regadas abundantemente para que seus frutos possam se desenvolver.

Na horta, plante alho-poró, assim como leguminosas e variedade de repolho, para o inverno, e semeie feijão, rabanete, nabo, couve e couve-flor. Os canteiros de batata devem receber uma camada de terra extra, e os tomateiros precisam ser fixados.

Prontos para a colheita estão o nabo, o ruibarbo, a alface e o espinafre, além dos primeiros frutos silvestres.

VERÃO

Cerejas colhidas no pé, nada pode ser mais atraente. Foto: kassandra/iStock.

No jardim ornamental são removidas as flores murchas, partes secas e mortas, assim como partes de arbustos e galhos de roseiras. As cercas vivas são podadas. Além disso, já se podem colocar na terra os bulbos que florescem no outono e dividir os rizomas da íris.

No pomar, aumente o número de pés de morango por meio de estolhos. De fato, os galhos de sustentação de árvores frutíferas precisam ser fixados; depois da colheita, são feitas as primeiras podas. A partir do fim de agosto, as árvores frutífera não são mais regadas. Os arbustos de frutos silvestres são podados depois da colheita.

Na horta, tem início a semeadura dos últimos pés de alface, rabanete, espinafre, couve-lombarda e agrião-da-terra. Plantam-se couve-flor, chicória, couve-portuguesa, couve-nabo e alho-poró. No tomateiro, devem-se retirar todos os galhos laterais, interrompendo seu crescimento, assim que cerca de cinco frutos já tiverem se formado.

Além da alface e de legumes variados, podem-se colher as primeiras batatas e tomates, além dos últimos frutos silvestres, maçãs, ameixas, pêssegos e cerejas.

Fim do Verão

Girassóis colhidos no seu jardim embelezam a sua casa. Foto: yaruta/iStock.

No jardim ornamental, pode as cercas vivas, fixe os arbustos que florescem no fim da estação e plante os girassóis. Agora, os bulbos para a próxima primavera podem ser colocados na terra e as plantas anuais retiradas completamente.

No pomar, é hora de plantar frutos silvestres, e novos galhos com  amoras precisam ser fixados. Árvores frutíferas não devem ser podadas.

Na horta, plante variedades que funcionam como adubo verde e semeie espinafre ou alho. Para evitar do fungo Phytophthora infestans no tomateiro, proteja-o com uma cobertura de plástico.

Já pode ser feita a colheita de maçãs, e cenouras.

Outono /Inverno

Geadas requerem cuidados com as plantações e com o jardim. Foto: yuriz/iStock.

Árvores ornamentais recebem a última poda devem ser cobertos com terra de compostagem. Canteiros com arbustos, cascas de árvore ou folhas secas. Plantas perenes  devem ser bem regadas antes da chegada do frio.

No pomar, plante árvores frutíferas – nos estados do Sul, caso o tempo esteja livre de geadas. Sob as mesmas condições climáticas, efetue a poda.

Na horta, contudo, proteja os canteiros da primeira geada noturna. Legumes que ainda não foram colhidos precisam ser cobertos com plástico para que amadureçam mais rapidamente.

Colha chicória, alface, couve, couve-de-bruxelas e alho-poró.