Realizar sonhos é o que nos motiva a desempenhar nossas atividades diárias. Mas como tirar esses sonhos do papel? O caminho pode ser longo, mas com planejamento e metas claras é possível alcançá-los. Antes de mais nada, saiba que meta é diferente de objetivo. Quando pensamos em objetivos, tratamos de algo amplo, um sonho, um desejo. Já as metas, incluem informações mais específicas, direções mais assertivas. Quer entender melhor? Então acompanhe o passo a passo a seguir.

Especifique suas metas

Primeiramente, é preciso determinar onde você deseja chegar. Quando falo de determinar, quero dizer detalhar, dar nome e sobrenome à sua meta. Sendo assim, “viajar para Orlando” não pode ser considerado uma meta. Já “viajar para Orlando no dia 20 de agosto de 2019” pode ser considerado uma meta. Lembre-se: tudo o que é abstrato não é meta! É preciso especificar com detalhes onde se quer chegar para saber como caminhar até lá; mas disso vou falar mais adiante.

Identifique-as por prazo

Se você tem muitas metas para o próximo ano, faça o exercício de categorizar por relevância. Ou seja, identifique as metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma você conseguirá se organizar para alcançar todas elas sem se atrapalhar no meio do caminho. Para cada tipo de meta você deverá ter uma estratégia. Por exemplo, para comprar uma televisão nova, você pode deixar de gastar com coisas supérfluas por um tempo e juntar R$ 100 todo mês. Já para viajar o mundo como mochileiro daqui 3 anos, você pode fazer um investimento mensal em renda fixa.

Descreva como se você já tivesse realizado

Imaginar o seu sonho se realizando pode ser uma forma de motivação para que ele realmente aconteça. Então, quando for colocar no papel a sua meta, descreva como você gostaria que fosse. Não economize nos detalhes! Descreva inclusive como você imagina que se sentirá no momento.

Faça um planejamento

Com planejamento as chances de suas metas se concretizarem só aumentam. Então, determine tudo o que você precisa fazer para alcançar o que tanto deseja. Isso inclui: juntar mais dinheiro, fazer uma especialização, trabalhar horas extras etc. Coloque numa tabela ou num caderno tudo aquilo que te levará a realizar sua meta. Assim você conseguirá traçar um caminho e não se perder, ou desanimar. Além disso, o planejamento te ajudará a tornar a meta mais concreta.

Deixe suas metas visíveis

Depois de tudo detalhado, é hora de focar. Muitos atletas e empresários utilizam esta técnica para não perderem de vista onde desejam chegar. O papel com suas metas deve estar ao alcance dos seus olhos, para que todos os dias você se lembre do compromisso que precisa cumprir para chegar lá. Desse modo você também manterá suas metas vivas até o momento em que não precisará mais lutar por elas; quando se tornarem realidade. Então, cole papeis no espelho do quarto, no computador do trabalho, no volante do carro… em todos os lugares por onde costuma passar. Não deixe suas metas se perderem.

Compartilhe com as pessoas

Para dar mais uma forcinha, diga às pessoas mais próximas quais são suas metas para o ano. Compartilhe com aqueles que costumam te cobrar e te motivar a superar desafios. Essas pessoas serão essenciais para que você não desanime, se perca ou até mesmo desista. Busque seu parceiro para o sucesso!

As metas são feitas para serem alcançadas e renovadas. Portanto, não apenas almeje mudanças ou tenha sonhos, cumpra suas metas. Viva seus sonhos!

Por Thaís Garcez