Segredos masculinos: eles também têm coração mole

Aqui vai um dos tantos segredos masculinos: os maridos são comunicativos, emotivos e articulados com relação às parceiras e ao casamento.

Julia Monsores | 1 de Agosto de 2019 às 19:00

Damir Khabirov/iStock -

Esqueça essas imagens alimentadas pela mídia de homens que só sabem emitir grunhidos monossilábicos ou que fazem o tipo forte e caladão. Aqui vai um dos tantos segredos masculinos: os maridos são comunicativos, emotivos e articulados com relação às parceiras e ao casamento. Na nossa pesquisa, eles se revelaram quase tão sentimentais quanto as mulheres – e em certos aspectos até mais. A maioria disse que ama a mulher hoje mais do que no dia do casamento. E que faria tudo de novo. Também não revelaram medo de se mostrar carinhosos e românticos.

Eis o que alguns homens compartilharam conosco quando pedimos que nos descrevessem os momentos mais preciosos de seu casamento.

Veja também: como derrubar 7 mitos sobre os relacionamentos

• “A expressão no rosto de minha mulher quando nossas duas filhas nasceram. E, mais recentemente, no nascimento de nosso primeiro neto.”

• “Ficar abraçadinhos na cama num dia frio de inverno, bem quentinhos embaixo do cobertor.”

• “A expressão de alegria e felicidade no rosto dela ao se aproximar de mim no altar.”

• “A primeira e toda vez que fazemos amor.”

• “Quando dançamos juntos pela primeira vez. Adoramos dançar e apreciar a arte da dança, e nos sentimos ligados assim que começamos a dançar. Foi como se tivéssemos expressado o carinho e a atração por meio da linguagem corporal.”

O que dizem os homens?

Os homens nos disseram que suas mulheres superaram as expectativas deles em aspectos surpreendentes. Como ter senso de humor, mente aberta, bondade e boas qualidades emocionais. Prestar atenção nesses pontos de referência pode servir de guia para que as esposas alcancem uma união ainda mais feliz. O item no topo da lista: mais respeito pelo senso de humor.

“As mulheres na pesquisa não chegaram a dizer ‘meu marido é mais engraçado hoje do que no dia em que me casei com ele’, mas muitos homens indicaram uma melhora no senso de humor de suas mulheres – e eles achavam ótimo”, observa o Dr. Scott Haltzman, psiquiatra da Brown University e autor de The Secrets of Happily Married Men: Eight Ways to Win Your Wife’s Heart Forever (Os segredos de homens felizes no casamento: oito maneiras de conquistar o coração de sua mulher para sempre).

“Isso indica que o humor é algo muito importante para os homens. Alguns estudos sugerem que o senso de humor da mulher pode ajudar a aumentar o nível de satisfação do marido em casamentos em que haja alguma insatisfação.

Mas o oposto nem sempre é verdade: o senso de humor do marido não consola a mulher quando o casal está passando por algum problema. Os homens querem que suas parceiras riam com eles e saibam que é possível solucionar problemas sérios com uma boa risada. As mulheres muitas vezes se casam com um homem que as faz rir. Porém, depois vêem o humor como sinal de que ele não está levando as coisas a sério.”

Veja mais: Sem dinheiro para o primeiro encontro? Temos algumas ideias

Os homens também valorizam o fato de as parceiras terem a mente aberta. Dois em cada cinco as elogiaram por superar suas expectativas nesse aspecto, que inclui flexibilidade, tolerância e aceitação. O Dr Haltzman liga o fato de ter a mente aberta à capacidade da mulher de mostrar respeito pelas idéias, pelos planos e habilidades do companheiro.

“O que ficou claro para mim é que os homens têm um verdadeiro desejo de se sentirem valorizados. O que eles têm a oferecer, mais do que uma ligação emocional com suas mulheres, é competência, sabedoria, habilidades e desejo de consertar e melhorar as coisas. Quando esse fato é ignorado, acabam pensando algo como: ‘Afinal, estou aqui para quê?’”

Os homens também mostraram grande apreço pelas qualidades emocionais de suas mulheres. “Eles percebem que, quando se trata de emoções, dependem do comando delas”, observa o Dr. Haltzman.

“Vários maridos me disseram respeitar muito o fato de suas mulheres terem maior inteligência emocional. Elas processam as emoções de forma mais rápida. E têm um nível de consciência emocional mais sofisticado e são capazes de interpretar expressões faciais com mais facilidade. Qualquer marido digno de ser chamado como tal tentará aprender com as qualidades emocionais da mulher.”

Veja também: 14 coisas para não dizer em um relacionamento