Saiba como o carvão ativado pode ajudar seu cachorro em casos de intoxicação e veja quando usar, como aplicar corretamente e os cuidados necessários.
O envenenamento de cães é um problema relativamente comum que exige atenção especial dos tutores. Ele pode acontecer pela ingestão de toxinas, medicamentos e produtos que fazem mal ao organismo dos animais devido a ações criminosas de humanos, mas também acidentalmente quando o cachorro come algo que não devia, como plantas tóxicas.
Independente da causa da intoxicação, é fundamental que os donos de pets saibam o que fazer nessa situação. A sua atitude pode salvar a vida do animal, e é aí que entra o uso do carvão ativado.
Nas redes sociais, o carvão ativado se tornou uma febre e é bastante recomendado pelos influenciadores especializados em animais de estimação, mas será mesmo que o carvão ativado pode ajudar a combater a intoxicação e o envenenamento de cães? Vamos ajudar você a saber mais sobre e como usar.
O que é carvão ativado e como ele age no organismo dos cães?
O carvão ativado é uma substância porosa, derivada de materiais como cascas de coco, madeira ou carvão mineral. Ele passa por um processo de ativação que o torna capaz de absorver toxinas e substâncias indesejadas, tornando-o um agente desintoxicante eficaz.
De acordo com a veterinária Rubia Burnier em entrevista ao portal Patas da Casa, o carvão ativado age como um absorvente de toxinas. A especialista pontua: “O carvão ativado para cachorro interrompe a absorção do agente tóxico. O organismo fica protegido até conseguir eliminar todos os resíduos do produto ingerido”.
Carvão ativado funciona mesmo? O que diz a veterinária
Rubia Burnier ressalta ainda que o carvão ativado funciona sim para cães e pode eliminar até 75% das substâncias tóxicas do corpo do animal. Isso reduz as chances do cachorro desenvolver um quadro de intoxicação mais severo.
A veterinária Rebecca Piqueco também confirmou ao site Petz a eficácia do carvão ativado para casos de envenenamento. Entretanto, as duas veterinárias reforçam que é imprescindível buscar ajuda profissional de qualquer forma para assegurar a saúde e integridade do cão.
Em quais casos ele pode ser usado?
O carvão ativado é uma forma de tratamento para cães envenenados, então fique atento aos seguintes sinais de intoxicação:
- salivação excessiva (às vezes com espuma);
- diarreia;
- vômito;
- convulsões;
- tremores.
Esteja ciente de que os sintomas de envenenamento podem variar para cada cão. Além disso, existem ainda outros possíveis sinais de intoxicação, então observe atentamente o comportamento do seu companheiro canino.
“Em caso de envenenamento ou intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se for administrado até uma hora depois da ingestão da substância”, explica Rebecca Piqueco.
Outra questão essencial de sinalizar é que a primeira coisa a fazer no caso de suspeita de envenenamento é levar o cachorro ao veterinário. É possível que ele recomende o remédio de carvão e te oriente quanto ao uso correto do tratamento.
Como usar carvão ativado para cachorro: passo a passo
Caso você considere necessário administrar o carvão ativado antes de ir ao veterinário, você pode seguir os seguintes passos.
1. Verifique se o animal pode ter ingerido algo tóxico.
Observe o cachorro e o ambiente, se possível, tente identificar a substância responsável pelo envenenamento, o tempo e a quantidade ingerida. Isso vai ajudar o veterinário a chegar na melhor opção de tratamento
2. Aja rápido: idealmente, administre em até 2 horas.
Agir rapidamente tem grande influência na eficácia do tratamento, mas lembre-se de procurar ajuda profissional pois nem sempre o remédio de carvão é o suficiente para tratar a intoxicação.
3. Calcule a dose correta
A dosagem do carvão ativado deve ser feita de acordo com o peso do animal, sendo 1g para cada quilo do cão.
4. Dissolva o carvão em água e ofereça com cuidado.
Com a dosagem correta, dissolva o carvão em água e ofereça cuidadosamente ao animal. Tenha atenção às orientações da embalagem e apenas administre o medicamento se o cão estiver consciente! Você pode usar uma seringa.
5. Procure um veterinário imediatamente.
Novamente, o carvão ativado pode não ser o suficiente para resolver todos os quadros de intoxicação. Alguns cães podem precisar também de lavagens gástricas e internação para controlar sintomas, segundo o Petz.
Atenção: quando o carvão ativado não é suficiente
Segundo o Veja Saúde, o carvão ativado não é antídoto para qualquer substância tóxica. Já o ND+ aponta que o remédio não é recomendado para intoxicação por substâncias corrosivas, como água sanitária ou soda cáustica.
Quadros severos de envenenamento também podem não ser solucionados apenas com o carvão ativado. Se o cão estiver inconsciente ou com reflexo de deglutição comprometido a administração desse remédio também é contraindicada.
Em suma, nesses casos o ideal é procurar o veterinário antes de oferecer qualquer medicamento ao animal.
Onde encontrar e como prevenir intoxicações futuras
O carvão ativado pode ser encontrado em farmácias veterinárias e lojas de produtos para pets. É interessante ter o remédio sempre a disposição, para agir rapidamente no caso de intoxicação! No entanto, tenha cuidado também para evitar que o cão seja envenenado. As dicas são do Estadão:
- Deixe produtos de limpeza, venenas e outros tipos de produtos tóxicos fora do alcance dos animais.
- Não permita que os cães lambam calçadas e jardins durantes o passeios.
- Tenha cuidado com as plantas, a Espada-de-são-jorge e a Comigo-ninguém-pode são exemplos de plantas que fazem mal aos pets.
- Tenha atenção redrobada a pessoas mal-intencionadas que podem oferecer alimentos envenenados aos cães.
Agora que você já sabe o que fazer se seu cachorro for envenenado, tente manter a calma e agir com rapidez. E claro, não deixe de compartilhar essa matéria com quem também tem pets, afinal esses cuidados podem salvar a vida desses bichinhos tão amados!