Exercitar o cérebro com jogos e desafios pode ser enriquecedor e divertido. Confira os nossos jogos abaixo e divirta-se!

Monograma

  • Fácil

Este passatempo é a representação visual de uma palavra formada em uma
arrumação circular de letras. A resposta pode ser encontrada ao mover-se no círculo, letra a letra, seguindo as linhas vermelhas.

Se a letra estiver a quatro posições (ou menos) de distância, é encontrada seguindo o contorno da circunferência. No caso de letras dobradas, a letra em questão só é visitada uma vez. No passatempo, uma pista é fornecida – os números entre parênteses denotam o número de letras e palavras da solução.

Dica: Protagonistas de famosa obra de Machado de Assis (6,1,8)

Assine nosso conteúdo exclusivo

Movimentos do cavalo

  • Fácil

No xadrez, o cavalo se move em “L”. Isso significa que ele se movimenta dois quadrados na horizontal e um quadrado para cima ou para baixo, ou se movimenta um quadrado na horizontal e dois para cima ou para baixo. Começando na seta, use a combinação de movimentos que o ajude a encontrar uma expressão nos tabuleiros abaixo. É possível que nem todas as letras de cada tabuleiro sejam utilizadas.

O bolo de aniversário

  • Médio

Márcia está fazendo aniversário e, como convidou 24 pessoas para a festa, comprou um bolo fatiado em 24 pedaços. No entanto, ela não considerou as pessoas que estão de dieta ou as que têm alergia a algum ingrediente do bolo – ou seja, muitos convidados não serão servidos. No entanto, Márcia faz questão de que aqueles que vão de fato comê-lo recebam pedaços de mesmo tamanho e forma. Você conseguiria dividir este bolo em 12 pedaços?

Fazendo as contas

  • Médio

Quantas combinações diferentes de 11 pessoas, consistindo em seis homens e cinco mulheres, podem ser feitas utilizando-se um grupo de oito homens e oito mulheres?

Rede de palavras

  • Difícil

No jogo a seguir, forme uma palavra de 14 letras. Cada letra só pode ser usada uma vez, e todas as letras que são consecutivas devem estar conectadas por uma linha.


Monograma

Capitu e Bentinho

Movimentos do cavalo

Pequena notável

O bolo de aniversário

Fazendo as contas

1.568. Concentre-se primeiro nas mulheres. Você tem 8 mulheres para escolher, depois 7, depois 6, depois 5 e, por fim, uma escolha entre 4 mulheres para definir o último membro do grupo feminino. Multiplicando 8, 7, 6, 5 e 4 teremos o número teórico de maneiras de escolher 5 mulheres num total de 8, mas numa ordem dada. Mas um grupo composto de Alice,
Beth, Cristina, Dolores e Érica será sempre o mesmo grupo, independentemente da ordem em que elas foram escolhidas. Portanto, temos de dividir esse número pelo número de maneiras como podemos recombinar cinco pessoas, que é igual a 5 x 4 x 3 x 2 x 1:

(8 x 7 x 6 x 5 x 4) ÷ (5 x 4 x 3 x 2 x 1) = 56

A mesma lógica funciona para o grupo masculino, com a diferença de que agora trata-se de seis homens. Portanto:

(8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3) ÷ (6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1) = 28

Multiplicando um pelo outro, temos 1.568 escolhas possíveis.

Rede de palavras

Halterofilista

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!