Como anda sua agilidade mental? Tente resolver os desafios e descubra:

Dominó aritmético (Fácil)

Dois dominós com símbolos aritméticos foram postos sobre uma folha de papel para criar uma equação (26 – 25) cuja solução é 1. Como usar os mesmos dois dominós de um jeito semelhante para formar uma equação cuja solução seja 2?

Idade desconhecida (Médio)

A idade de Francesca é igual à soma das idades de seus dois irmãos, Harry e Ernie. Harry é dois anos mais novo do que Ernie. Quando todos tinham um ano a menos, a soma das idades dos três irmãos era igual a três quartos da soma das idades atuais. Que idade tem cada irmão hoje?

Naipe a naipe (Difícil)

Os naipes do baralho foram colocados nos quadradinhos abaixo de acordo com um padrão. Qual é o naipe que falta?

Zeca adora bife, Patrícia adora peixe (Fácil)

Zeca gosta tanto de bife que a probabilidade de comer um deles no jantar em qualquer noite é de uma em três. O prato favorito de sua mulher, Patrícia, é peixe fresco. A probabilidade de ela jantar peixe em qualquer noite é de uma em duas. Como sempre jantam juntos, Zeca e Patrícia nunca comerão bife e peixe na mesma noite. Em média, quantas vezes, num mês de trinta dias, o jantar será bife ou peixe?

 

Respostas:

Dominó aritmético

52 ÷ 26

Idade desconhecida

Francesca tem 6 anos, Harry tem 2 e Ernie tem 4.

Naipe a naipe

Espadas. Cada naipe tem um valor numérico; ouros é igual a 1, copas é igual a 2, espadas é igual a 3, e paus, igual a 4. Ou, se preferir, ouros é igual a 4; copas, 3; espadas, 2; e paus, 1. Seja como for, cada fila e cada coluna somam 10, e o naipe que falta é espadas.

Zeca adora bife, Patrícia adora peixe

25 vezes