Sabe aquela vontade de comer um doce após o almoço ou o jantar? Pois com essas sugestões você vai saciar essa vontade em um instante. Confira o modo de preparo dessas 16 receitas rápidas e fáceis de fazer e garanta a sobremesa das suas refeições.

Mas se você está de dieta, não se preocupe. Veja como inserir de forma moderada essas delícias no seu cardápio mantendo sua alimentação saudável.

prabhjits/iStock

Pudim de arroz com açafrão

1. Junte em uma panela 1 xícara de arroz integral (200 g), 2 pitadas de açafrão, 1 colher de chá de noz moscada fresca e tostada e 1 xícara (250 ml) de água. Deixe ferver e diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até que toda a água tenha sido absorvida.

2. Preaqueça o forno a 180°C. Adicione 350 ml de leite desnatado e 2 colheres de sopa de xarope de bordo puro na mistura do arroz. Acrescente 1/4 de xícara de uvas-passas brancas e transfira para uma travessa com capacidade para 2 litros e que possa ir ao forno.

3. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por 30 minutos, mexendo após 10 minutos.


Qwart/iStock

Fritada de abóbora e mel

1. Preaqueça o forno a 250°C. Descasque e retire as sementes de metade de 1 abóbora-menina (cerca de 1 kg). Corte-a em pedaços pequenos.

2. Misture a abóbora com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e espalhe em um tabuleiro. Asse por 20 minutos ou até que fique dourada e comece a caramelizar.

3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira antiaderente com um cabo que possa ir ao forno. Cozinhe 1 cebola fatiada em fogo baixo por 5 minutos. Adicione a abóbora e pressione-a para preencher toda a frigideira. Espalhe 1/4 (35 g) de xícara de mel por cima e regue 4 ovos levemente batidos, sacudindo com cuidado a frigideira para tentar distribuí-los de forma homogênea.

3. Preaqueça o forno em temperatura alta. Cozinhe a fritada por 10 minutos, até que a borda esteja firme. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por 5 minutos, até que o topo esteja firme.

4. Cubra a frigideira com um prato e vire para soltar a fritada e cozinhar por 5 minutos do outro lado. Sirva com algumas folhas verdes e pão multigrãos.


ClaudioStocco/iStock

Musse light de frutas vermelhas

1. Triture 300 g de frutas vermelhas até formar uma mistura homogênea. Peneire e descarte as sementes. Misture, em uma tigela pequena, 1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó e 1⁄4 de xícara (60 ml) de água quente. Mexa até dissolver a gelatina e deixe esfriar.

2. Bata com um mixer 375 ml de leite gelado, 2 colheres (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de suco de limão, até que a mistura esteja macia (de 3 a 4 minutos).

3. Junte a mistura de gelatina, 125 g de iogurte natural desnatado e o purê de frutas. Distribua a musse às colheradas por oito potes de sobremesa. Refrigere por 45 minutos para firmar.


Seleções de Reader's Digest

Salada de tâmara e laranja

1. Leve ao fogo médio 1⁄2 xícara (125 ml) de água, uma pitada de fios de açafrão verdadeiro, 3 cardamomos amassados, uma tira fina de 3 cm de casca de limão e 1 colher de sopa de mel. Mexa até levantar fervura. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos ou até engrossar um pouco.

2. Retire e descarte a casca de limão. Misture 1 colher de sopa de água de rosas e deixe esfriar. Descasque e corte em fatias grossas 3 laranjas grandes. Tire os caroços e corte 8 tâmaras frescas em quartos. Misture laranjas e tâmaras numa vasilha. Regue com o xarope de água de rosas, tampe e leve à geladeira por 1 hora.

3. Pique 2 colheres de sopa de pistache e toste numa frigideira seca com 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas. Cubra a salada com os pistaches e as amêndoas e sirva.