Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de janeiro de 2020

16 receitas rápidas de sobremesa para alegrar as refeições

Confira essa variedade de sabores para adoçar suas refeições

Imagem: SMarina/iStock

Sabe aquela vontade de comer um doce após o almoço ou o jantar? Pois com essas sugestões você vai saciar essa vontade em um instante. Confira o modo de preparo dessas 16 receitas rápidas e fáceis de fazer e garanta a sobremesa das suas refeições.

Mas se você está de dieta, não se preocupe. Veja como inserir de forma moderada essas delícias no seu cardápio mantendo sua alimentação saudável.

  • prabhjits/iStock

    Pudim de arroz com açafrão

    1. Junte em uma panela 1 xícara de arroz integral (200 g), 2 pitadas de açafrão, 1 colher de chá de noz moscada fresca e tostada e 1 xícara (250 ml) de água. Deixe ferver e diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até que toda a água tenha sido absorvida.

    2. Preaqueça o forno a 180°C. Adicione 350 ml de leite desnatado e 2 colheres de sopa de xarope de bordo puro na mistura do arroz. Acrescente 1/4 de xícara de uvas-passas brancas e transfira para uma travessa com capacidade para 2 litros e que possa ir ao forno.

    3. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por 30 minutos, mexendo após 10 minutos.


  • Qwart/iStock

    Fritada de abóbora e mel

    1. Preaqueça o forno a 250°C. Descasque e retire as sementes de metade de 1 abóbora-menina (cerca de 1 kg). Corte-a em pedaços pequenos.

    2. Misture a abóbora com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e espalhe em um tabuleiro. Asse por 20 minutos ou até que fique dourada e comece a caramelizar.

    3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira antiaderente com um cabo que possa ir ao forno. Cozinhe 1 cebola fatiada em fogo baixo por 5 minutos. Adicione a abóbora e pressione-a para preencher toda a frigideira. Espalhe 1/4 (35 g) de xícara de mel por cima e regue 4 ovos levemente batidos, sacudindo com cuidado a frigideira para tentar distribuí-los de forma homogênea.

    3. Preaqueça o forno em temperatura alta. Cozinhe a fritada por 10 minutos, até que a borda esteja firme. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por 5 minutos, até que o topo esteja firme.

    4. Cubra a frigideira com um prato e vire para soltar a fritada e cozinhar por 5 minutos do outro lado. Sirva com algumas folhas verdes e pão multigrãos.


  • ClaudioStocco/iStock

    Musse light de frutas vermelhas

    1. Triture 300 g de frutas vermelhas até formar uma mistura homogênea. Peneire e descarte as sementes. Misture, em uma tigela pequena, 1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó e 1⁄4 de xícara (60 ml) de água quente. Mexa até dissolver a gelatina e deixe esfriar.

    2. Bata com um mixer 375 ml de leite gelado, 2 colheres (sopa) de açúcar refinado e 1 colher (sopa) de suco de limão, até que a mistura esteja macia (de 3 a 4 minutos).

    3. Junte a mistura de gelatina, 125 g de iogurte natural desnatado e o purê de frutas. Distribua a musse às colheradas por oito potes de sobremesa. Refrigere por 45 minutos para firmar.


  • Seleções de Reader's Digest

    Salada de tâmara e laranja

    1. Leve ao fogo médio 1⁄2 xícara (125 ml) de água, uma pitada de fios de açafrão verdadeiro, 3 cardamomos amassados, uma tira fina de 3 cm de casca de limão e 1 colher de sopa de mel. Mexa até levantar fervura. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos ou até engrossar um pouco.

    2. Retire e descarte a casca de limão. Misture 1 colher de sopa de água de rosas e deixe esfriar. Descasque e corte em fatias grossas 3 laranjas grandes. Tire os caroços e corte 8 tâmaras frescas em quartos. Misture laranjas e tâmaras numa vasilha. Regue com o xarope de água de rosas, tampe e leve à geladeira por 1 hora.

    3. Pique 2 colheres de sopa de pistache e toste numa frigideira seca com 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas. Cubra a salada com os pistaches e as amêndoas e sirva.


  • vaaseenaa/iStock

    Framboesa com chia

    1. Amasse com um garfo 500 g de framboesas frescas ou congeladas, sem chegar a um purê. Misture 1/2 xícara (100 g) de sementes de chia branca.

    2. Divida a mistura por 4 potes de 125 ml. Cubra e resfrie por 4 horas.

    3. Misture em uma tigela 1/2 copo de iogurte grego desnatado, 2 colheres (sopa) de leite de coco e 1 colher (chá) de xarope de bordo.

    4. Sirva às colheradas nos potes de chia. Salpique 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas e 1/2 xícara de framboesas frescas.


  • voltan1/iStock

    Sorvete de iogurte e banana

    1. Congele bananas bem maduras, com casca.

    2. Forre uma peneira com um pano e encaixe sobre uma tigela mantendo um espaço razoável entre o fundo externo da peneira e o fundo interno da tigela. Despeje sobre o pano 1 copo (250 g) de iogurte grego desnatado e torça as pontas do pano para fechar. Ponha um pires sobre o “embrulho” e, sobre o pires, 2 latas de 400 g para fazer peso. Deixe na geladeira por 4 horas.

    3. Pegue 3 bananas congeladas, corte em pedaços e ponha no processador ou liquidificador com 1 colher (chá) de extrato de baunilha e o iogurte escorrido. Processe até formar uma mistura homogênea, parando de vez em quando para raspar as laterais com uma espátula de borracha.

    4. Sirva imediatamente ou mais consistente, deixando 6 horas no congelador em recipiente hermeticamente fechado. Neste caso, tire do congelador uns 10 minutos antes de servir, para amolecer um pouco.


  • Mariha-kitchen/iStock

    Crumble de pêssego, iogurte e canela

    1. Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Misture, em uma tigela de tamanho médio, 1⁄4 de copo (40 g) de farinha integral com fermento e 1 colher (sopa) de açúcar mascavo. Junte 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e amasse com a ponta dos dedos, até surgirem farelos grandes.

    2. Acrescente 1⁄4 de xícara (25 g) de flocos de aveia e 1⁄4 de xícara (35 g) de avelãs bem picadas. Corte 4 pêssegos ao meio e retire os caroços. Arrume as metades, com a parte cortada para cima, na assadeira já preparada. Pressione a massa misturada no espaço vazio do pêssego. Asse de 12 a 15 minutos, ou até que estejam macios, e a massa esteja dourada.

    3. Misture, em uma tigela pequena, 3⁄4 de xícara (185 g) de iogurte grego desnatado, 1 colher (chá) de mel e 1/2 colher (chá) de canela em pó. Arrume 2 metades de pêssego em cada tigela de sobremesa e sirva com um pouco de iogurte e canela por cima.


  • Seleções de Reader's Digest

    Panna cotta de iogurte e mirtilo

    1. Ponha, em uma tigela, 2 colheres (sopa) de água quente e 2 colheres (chá) (7 g) de gelatina incolor em pó. Mexa até dissolver. Deixe esfriar um pouco.

    2. Misture, em uma tigela pequena, 2 copos de iogurte grego desnatado, 1 colher (sopa) de mel, 1/4 de colher (chá) de gengibre em pó e 1 colher (chá) de extrato de baunilha. Junte a gelatina já fria à mistura de iogurte.

    3. Distribua às colheradas, por quatro forminhas cilíndricas com capacidade para 125 ml e refrigere até ficar firme. Mergulhe a base de cada forminha em água quente e vire de boca para baixo sobre uma travessa.

    4. Ponha sobre cada panna cotta 100 g de mirtilos, casca de laranja e sementes de romã. Se gostar, salpique um pouco de mel.


  • from_my_point_of_view/iStock

    Musse de morangos congelados

    1. Misture, em um recipiente com marcações de medidas, 1 copo (250 ml) de leite desnatado, 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (chá) de raspas de casca de laranja.

    2. Ponha 2 xícaras (300 g) de morangos congelados no processador de alimentos ou no liquidificador e use a posição “pulsar” até que os morangos estejam picados. Com o motor em funcionamento, junte aos poucos a mistura de leite e processe por apenas 5 segundos, aproximadamente, para que os ingredientes se misturem.

    3. Divida a musse por 4 tigelas pequenas e sirva imediatamente.


  • Seleções de Reader's Digest

    Biscoitos de chocolate com chia e nozes

    1. Preaqueça o forno a 180°C. Espalhe 1/2 xícara (50 g) de nozes em um tabuleiro e asse por 4 a 5 minutos, até ficarem ligeiramente tostadas. Passe as nozes para um prato até esfriarem e então pique-as grosseiramente. Processe tudo até ficar homogêneo.

    2. Em um processador, junte 200 g de tâmaras (sem caroço), 1/2 xícara (45 g) de coco ralado, 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar ou chocolate amargo em pó, 1 colher de sopa de semente de chia, 1 colher de sopa de essência de baunilha e 1/3 de xícara (40 g) de nozes picadas. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.

    3. Coloque o restante das nozes picadas em uma tigela. Pegue uma colher generosa da mistura de chocolate e enrole formando uma bola. Achate levemente e então pressione a parte de cima com suavidade nas nozes. Repita com o restante da mistura.

    4. Arrume os biscoitos em uma única camada em um recipiente hermético e deixe esfriar até firmar. Os biscoitos podem ficar na geladeira por até 2 semanas.


  • Seleções de Reader's Digest

    Suflê quente de framboesa

    1. Aqueça o forno a 180°C. Unte seis potinhos de 200 ml. Polvilhe cada um com 1/2 colher de chá de açúcar, inclinando para cobrir os lados.

    2. Bata 400 g de framboesa no liquidificador e passe na peneira para tirar as sementes. Meça um quarto desse purê e reserve. Misture o restante com 1 colher de chá de extrato de baunilha e 2 gemas (reserve as 2 claras).

    3. Bata em neve 4 claras de ovos (as 2 reservadas mais outras duas) numa vasilha grande e seca. Aos poucos, acrescente 1/2 xícara (115 g) de açúcar de confeiteiro, batendo sempre até o açúcar se dissolver inteiramente e a mistura ficar espessa e lustrosa.

    4. Misture uma grande colherada das claras em neve às gemas com framboesas. Com uma colher grande de metal, acrescente o restante das claras e mexa suavemente até a mistura ficar homogênea. Cuidado para não perder o volume da mistura.

    5. Ponha a mistura com a colher nos potinhos já preparados. Leve ao forno num tabuleiro por 15 minutos, até os suflês crescerem e dourarem de leve. Sirva assim que tirar do forno, cubra com 1 1/2 colher de sopa de pistache picadinho e o purê de framboesas reservado.


  • Seleções de Reader's Digest

    Bolo de laranja

    1. Aqueça o forno a 180°C. Unte com azeite uma assadeira quadrada de 20 cm. Forre a base e as laterais com papel-manteiga.

    2. Bata 3 ovos, 1 xícara (230 g) de açúcar de confeiteiro e as raspas de 1 laranja na batedeira, até ficar cremoso. Passe para uma vasilha grande.

    3. Peneire juntas 1 1⁄4 xícara (185 g) de farinha de trigo com fermento e 1 xícara (150 g) de farinha de trigo integral.

    4. Bata 1⁄2 xícara (125 ml) de azeite, 1⁄4 de xícara (60 ml) de suco de laranja e 1⁄4 de xícara (60 ml) de leitelho. Misture bem aos ovos batidos metade dos ingredientes secos e metade da mistura de azeite. Repita com as outras metades até a mistura ficar homogênea.

    5. Despeje na assadeira. Asse durante 50 minutos ou até um palito inserido no centro sair limpo. Deixe o bolo esfriar dez minutos na assadeira antes de virar na grade para esfriar completamente. Polvilhe açúcar de confeiteiro na hora de servir. Cubra com fatias de laranja, se quiser.


  • HeikeRau/iStock

    Pudim de arroz integral

    1. Misture em uma panela 3 xícaras (750 ml) de leite de soja adoçado e com sabor de baunilha, 2⁄3 (140 g) de xícara de arroz integral de grão médio e 1⁄2 de colher de chá de canela em pó em uma panela em fogo médio. Deixe ferver lentamente, diminua o fogo, cubra e deixe cozinhar por 1 1⁄2 hora. Remova do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.

    2. Bata ligeiramente 2 ovos em uma tigela. Acrescente 1⁄2 xícara da mistura de arroz, mexendo o tempo todo. De forma gradual, acrescente essa mistura de volta à panela. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, misturando bem, até engrossar.

    3. Acrescente 1⁄2 xícara (75 g) de groselha e 1⁄2 xícara (60 g) de castanha-do-pará, amêndoas ou nozes picadas. Sirva quente ou frio.


  • nerudol/iStock

    Maçã assada com xarope de bordo

    1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Misture 1/3 de xícara (80 ml) de xarope de bordo (maple syrup) em uma panela pequena com 2 colheres de sopa de suco de maçã e 2 colheres de chá de azeite. Mexa até ferver.

    2. Retire do fogo e adicione 1/2 colher de chá de canela em pó. Coloque duas metades de maçã com o miolo viradas para cima em uma travessa antiaderente quadrada de 20 cm. Despeje a mistura do xarope de bordo sobre as maçãs. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por 20 minutos.

    3. Regue as maçãs com a mistura do xarope. Salpique 2 colheres de sopa de nozes picadas. Retorne as maçãs ao forno e deixe-as assar descobertas por 10-20 minutos, até que fiquem macias e envernizadas, regando uma ou duas vezes. Deixe esfriar um pouco.

    4. Coloque cada metade em um prato e regue com o xarope. Sirva com 4 colheradas pequenas de sorvete com baixo teor de gordura ou com sorvete de iogurte de baunilha.


  • Seleções de Reader's Digest

    Iogurte grego assado

    1. Coloque 2 xícaras (500 g) de iogurte grego mais encorpado com baixo teor de gordura em um coador sobre uma tigela. Cubra e deixe na geladeira durante a noite ou por pelo menos 2 horas para escorrer.

    2. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com óleo de canola 4 louças de 3⁄4 de xícara (180 ml) que podem ir ao forno e então cubra o interior com açúcar, inclinando para retirar o excesso.

    3. Bata 2 gemas, 1 colher de chá de raspas de limão e 2 colheres de sopa de mel em uma tigela até tudo ficar homogêneo. Descarte o líquido do iogurte escorrido. Acrescente o iogurte à mistura da gema de ovo e mexa para combinar bem.

    4. Coloque 2 claras em uma tigela limpa e bata com um mixer até que fique firme. Acrescente à mistura do iogurte. Despeje a mistura de iogurte nos pratos preparados. Deixe assar por 10-15 minutos, ou até que fique fofo e dourado.

    5. Cubra cada porção de iogurte assado com algumas fatias de figo fresco, regue com um pouco mais de mel, se desejar, e sirva.


  • SMarina/iStock

    Cozinhe peras no micro-ondas

    1. Arrume metades de pera, sem casca e sem a parte central, em uma tigela rasa, própria para forno de micro-ondas. Misture passas, nozes e canela em pó, espalhe sobre as peras e salpique uma mistura de mel e água.

    2. Cubra e leve ao micro-ondas por 8 minutos, ou até que as peras estejam macias. Sirva com iogurte.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados