Surpreenda a família e os amigos com estas supersaladas de arroz. Eles vão adorar!

Salada de arroz com brócolis e salame

Rende: 4 porções

Tempo de preparo: 25 minutos mais cozimento

Ingredientes

150 g de arroz parboilizado

300–350 ml de caldo de legumes

400 g de brócolis

1 pimentão amarelo

1 cebola branca

200 g de salame

3 ramos de tomilho

1/2 colher (chá) de páprica doce em pó

Molho

3 colheres (sopa) de maionese

150 g de iogurte

1–2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal de ervas

Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

1. Coloque numa panela o arroz e o caldo de legumes. Leve ao fogo brando, com a panela parcialmente tampada, por 20 a 30 minutos. O arroz ficará firme. A seguir transfira para uma vasilha destampada e deixe esfriar por 30 a 50 minutos. Revolva os grãos com um garfo de vez em quando.

2. Lave e corte o brócolis em buquês. Cozinhe-o numa panela grande, tampada, por 8 a 12 minutos, em fogo brando. Deixe esfriar. Reserve o líquido do cozimento.

3. Corte ao meio o pimentão. Retire as sementes e corte-o em cubos de cerca de 2 cm. Despele a cebola e corte-a em cubinhos. Retire a pele do salame e corte-o em rodelas e depois em tiras finas.

4. Para o molho, misture a maionese, o iogurte, 1 colher (sopa) de vinagre, o azeite, sal e pimenta. Bata até ficar cremoso. Junte o arroz, o brócolis, o pimentão, a cebola e o salame, e misture tudo. Se a salada ficar seca demais, junte 3 ou 4 colheres (sopa) do líquido do cozimento do brócolis.

5. Lave o tomilho e pique as folhas. Misture a metade do tomilho picado à salada. Tempere com vinagre, sal e pimenta. Em seguida, junte à salada de arroz o restante do tomilho e a páprica em pó. Misture bem.

Salada exótica de arroz com abacaxi

Rende: 4 porções

Tempo de preparo: 25 minutos mais cozimento

Ingredientes

200 g de arroz basmati

Sal

300 g de abacaxi em conserva

300 g de champignons frescos pequenos

4 talos de aipo

Algumas folhas de cebolinha

100 g de crème fraîche (ou 80 g de creme de leite fresco mais 20 g de iogurte natural)

50 ml de leite

2 colheres (sopa) de vinagre de framboesa

1 colher (sopa) de óleo de girassol

1/4 de colher (chá) de gengibre em pó

1 colher (chá) de curry em pó

1 gota de molho de pimenta

4–6 folhas grandes de couve-chinesa

Modo de preparo

1. Coloque o arroz numa panela com 400 ml de água e 1/2 colher (chá) de sal. Ao levantar fervura, baixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 20 a 25 minutos. Destampe e deixe esfriar por 30 a 50 minutos. De vez em quando, revolva com um garfo.

2. Escorra o abacaxi e pique as rodelas. Limpe os champignons, descartando os cabinhos. Corte cada um em 4 partes.

3. Lave os talos de aipo e corte-os em fatias finas. Lave a cebolinha e corte-a em anéis finos. Reserve alguns anéis para decorar. Misture o arroz, o abacaxi, os champignons, o aipo e a cebolinha numa travessa funda.

4. Para o molho, junte numa travessa o crème fraîche, o leite, o vinagre, o óleo, sal, o gengibre, o curry e o molho de pimenta. Bata até ficar cremoso. Regue a salada e misture.

5. Lave as folhas de couve-chinesa, agite-as para secar e corte-as em tiras. Distribua-as em 4 porções e sirva sobre elas a salada de arroz. Decore com as folhas do aipo e os anéis de cebolinha e sirva em seguida.

Dica prática: Se usar abacaxi fresco, pique-o e leve-o ao fogo com 150 ml de vinho branco seco ou água com suco de limão por 2 minutos. Assim o caldo não se torna amargo.