Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de novembro de 2020

4 dicas de como fazer arroz integral sem erros

Veja as dicas de como fazer um arroz integral perfeito e nunca mais erre no seu preparo!

Imagem: Amarita/iStock

É comum ouvirmos pessoas afirmarem que não gostam do arroz integral por ele ser mais duro e menos saboroso que o arroz branco. No entanto, o que pouca gente sabe é que o problema não é o tipo do arroz e sim o modo como ele foi preparado.

Se você faz parte do grupo de pessoas que acha que o arroz integral sempre fica mais ou menos, meio duro e sem sabor, você precisa conferir as nossas dicas abaixo de como fazer arroz integral sem erros. Confira!

Como fazer arroz integral

1. Deixe o arroz de molho

O pulo do gato para que o arroz cozinhe da forma correta é deixá-lo de molho por cerca de 8 a 12 horas antes do preparo. Mas, caso você se esqueça, qualquer horinha de molho já vai ajudar.

2. Não refogue o arroz integral

Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. No caso do arroz branco nós o refogamos para selar os grãos e impedir que o amido saia e deixe o arroz empapado. Como o arroz integral possui uma película protetora, isso não se faz necessário. Refogar o arroz integral só fará com que ele demore a cozinhar e não cozinhe bem.

Leia também: 8 dicas infalíveis para fazer um arroz soltinho e gostoso

3. Coloque o arroz por último na panela

Como já dissemos acima, você não deve refogar o arroz integral. No entanto isso não quer dizer que você não deva temperá-lo. Em uma panela refogue o alho e a cebola e em seguida adicione água, sal e por último o arroz. Fazendo dessa forma o seu arroz ficará gostoso sem ficar duro.

4. Não cozinhe demais (nem de menos)

Como o arroz integral tem a película que envolve os grãos, o tempo de cozimento é maior do que do arroz branco. Caso você tenha deixado ele de molho, serão necessários cerca de 20 minutos para ele ficar pronto. Caso contrário ele deve demorar cerca de 40 minutos para ficar pronto.

Receita de arroz integral

Arroz integral
Imagem: Amarita/iStock

Ingredientes:

  • 1 copo de arroz integral
  • 3 copos de água fervente
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Passo 1: Tente deixar o arroz de molho antes de começar a receita (sugerimos deixá-lo de 8 a 12 horas de molho).

Passo 2: Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o sal, a água fervente e só então acrescente o arroz.

Passo 3: Deixe cozinhar em fogo baixo até secar a água (aproximadamente 20 minutos). Desligue o fogo e deixe a panela tampada por uns 5 minutos antes de servir

Benefícios do arroz integral para a saúde

Arroz integral
Imagem: Omegaforest/istock

O arroz integral traz muito mais benefícios para a saúde do que o arroz branco. Além de ser mais nutritivo ele é também uma alternativa a mais para o dia a dia. Veja abaixo alguns benefícios do arroz integral:

1. Auxilia na prevenção do câncer de cólon

O consumo de arroz integral pelo menos uma vez por semana reduziu em até 40% o risco de pólipos colorretais, de acordo com um estudo feito na Califórnia com 2.800 pessoas que se submeteram a colonoscopia.

Leia também: Câncer de colo: causas, sintomas e tratamento

2. Ajuda a controlar o diabetes

Enquanto o arroz branco pode aumentar a chance de desenvolver diabetes do tipo 2, alguns estudos mostram que o arroz integral e o arroz selvagem –que mantêm suas fibras, vitaminas e minerais – ajudam a regular o metabolismo da glicose em pessoas com diabetes, fornecendo um suprimento lento e estável de glicose.

3. Contribui para a perda de peso

O arroz integral possui mais fibras que o arroz branco. Por isso, quando consumido em quantidades moderadas, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

4. Previne a deficiência de proteínas em vegetarianos

O teor de proteínas do arroz, que varia de 2 mg a 2,5 mg por ½ xícara, é menor que o de outros cereais. Contudo, quando ingerido com feijão, o arroz cria uma proteína completa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close