5 receitas de saladas de macarrão diferentes e deliciosas
Surpreenda a família com essas receitas deliciosas
A massa é uma base maravilhosa para saladas saudáveis, combinando bem com quase qualquer ingrediente que se possa imaginar. Para o um almoço ou jantar em família nesse final de semana que tal uma salada de macarrão bem diferente? Curtiu a ideia? Então confira abaixo 5 receitas incríveis e deliciosas.
Confira também: Como cozinhar o macarrão do jeito certo!
Salada oriental de frango e macarrão
Gravatinhas têm um sabor deliciosamente diferente quando combinadas ao exótico molho de peixe, pimenta malagueta e vinagre de arroz numa salada de frango. Legumes frescos crocantes completam este balanceado prato principal. O que sobrar pode ser guardado na geladeira — ficará igualmente saboroso no dia seguinte.
Ingredientes:
3 peitos de frango sem pele e sem osso, cerca de 150 g cada
2 fatias de limão ou limão siciliano
1 colher de sopa de vinho de arroz (saquê ou mirin) ou xerez seco
300 g de macarrão farfalle (gravatinha)
150 g de cenouras, cortadas em palitos bem finos
1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em palitos bem finos
2 talos de aipo, cortados em palitos bem finos de pepino, cerca de 200 g, cortado ao meio, sem sementes e cortado em palitos finos
Molho:
2 colheres de sopa de molho de peixe
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de arroz ou de vinho branco
1 colher de sopa de molho de soja
1 pimenta-malagueta vermelha fresca, sem sementes e bem picada
1 dente de alho grande, amassado
Confira o modo de preparo no próximo slide >
1 . Ponha os peitos de frango numa panela rasa e grande e despeje por cima água suficiente para cobri-los. Acrescente as fatias de limão e o vinho de arroz ou xerez e aqueça até levantar fervura. Baixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o frango ficar totalmente cozido. Retire a panela do fogo e tampe-a, depois deixe o frango esfriar completamente ainda no líquido de cozimento.
2 . Enquanto isso, cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente . Escorra, lave em água fria corrente e escorra de novo. Deixe a massa esfriar.
3 . Numa saladeira grande, coloque as cenouras, o pimentão vermelho, o aipo e o pepino. Para preparar o molho, misture o molho de peixe e o açúcar, mexendo até o açúcar se dissolver, depois acrescente o vinagre, o molho de soja, a pimenta-malagueta e o alho. Despeje o molho por cima da salada de legumes crus.
4 . Escorra o frango já frio e seque-o em toalha de papel, depois corte-o em pedaços pequenos. Misture o frango e a massa à salada de legumes. Cubra e deixe marinar na geladeira por cerca de 1 hora. Espere a salada voltar à temperatura ambiente antes de servir.
Salada de macarrão e frutas
Abacaxi e pera dão a esta salada um toque adocicado, ao passo que o vinagre balsâmico na salada de folhas confere um gostinho picante. Com presunto magro, queijo, frutas e legumes contribuindo com nutrientes para equilibrar a massa, o resultado é um prato maravilhoso para almoço ou jantar.
Ingredientes:
340 g de macarrão colorido (como fusilli, farfalle ou penne)
50 g de vagens bem finas, com as extremidades aparadas
100 g de queijo de sabor intenso, como cheddar maturado ou provolone, cortado em cubos
150 g de presunto cozido magro, cortado em cubos ou em tiras finas
100 g de abacaxi fresco descascado, em cubos
½ cebola pequena, bem picada
3 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
½ colher de chá de pepino em conserva picado, ou a gosto (opcional)
1 pera, descascada, sem a parte central e cortada em cubos
1 colher de chá de açúcar, ou a gosto suco de ¼ de limão, ou a gosto pimenta-vermelha em pó
125 g de folhas variadas para salada, como endívia, alface, chicória, rúcula ou agrião
1 colher de sopa de óleo de girassol (opcional)
½ colher de chá de vinagre balsâmico, ou a gosto
2 colheres de sopa de nozes, grosseiramente picadas
2 colheres de sopa de passas pretas (opcional) sal e pimenta-do-reino
Confira o modo de preparo no próximo slide >
Modo de preparo:
1 . Cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e lave em água fria, depois escorra novamente.
2 . Cozinhe a vagem em água fervente por cerca de 3 minutos ou até ficar cozida, porém ainda firme. Escorra e lave em água fria, depois escorra novamente. Reserve.
3 . Misture a massa cozida com queijo, presunto, abacaxi, cebola, maionese, iogurte, pepino em conserva, pera e açúcar. Acrescente um pouco mais de pepino ou açúcar, se desejar. Misture bem e ajuste o sabor do molho com suco de limão, temperos e pimenta-vermelha em pó, se a usar.
4 . Tempere a salada de folhas variadas com o óleo, se usar, vinagre balsâmico e um pouco de suco de limão. Divida as folhas temperadas entre 4 pratos e coloque por cima a salada de macarrão.
5 . Disponha a vagem, as nozes e as passas, se as usar, em volta das folhas e sirva em seguida.