Faça uma busca


|
Publicado em: 26 de dezembro de 2020

Aprenda a fazer um bem-casado perfeito e delicioso

Tradicional e delicioso, o bem-casado é uma sobremesa fácil de fazer e que leva poucos ingredientes.

Imagem: jantroyka/iStock

O bem-casado, ou casadinho como também é conhecido, é uma sobremesa muito popular em todo o Brasil. Doce de origem portuguesa, o bem-casado rapidamente caiu no gosto do brasileiro e é figura carimbada em festas de casamento.

Que tal aprender essa delícia que simboliza a união e a prosperidade do casamento? Veja agora como fazer um bem-casado delicioso!

Bem-casado

Ingredientes:

Massa

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1/2 xícara de fécula de batata (pode usar farinha de trigo caso não tenha a fécula de batata)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Açúcar gelado para decoração (opcional; pode usar o açúcar de confeiteiro mas não ficará tão bonito)

Recheio

  • 1 lata de doce de leite

Calda

  • 3 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro impalpável 
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

(Imagem: Dubravina/iStock)

Passo 1: Separe a clara e as gemas. Em seguida, coloque as claras na batedeira e bata em velocidade alta até triplicarem de tamanho.

Passo 2: Peneire as gemas e acrescente aos poucos à batedeira sem parar de bater. Em seguida, coloque as 4 colheres de açúcar aos poucos e bata mais um pouco.

Passo 3: Com a batedeira desligada, coloque a fécula de batata aos poucos e misture delicadamente fazendo movimentos circulares de baixo para cima (Atenção: você não pode bater. É para misturar com muita delicadeza). Acrescente o fermento e misture mais um pouquinho.

Passo 4: Coloque a massa em um tabuleiro retangular forrado com papel manteiga. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 8 a 10 minutos. A massa deve ficar firme e levemente dourada.

Passo 5: Enquanto a massa está no forno, coloque em uma panela os ingredientes da calda, dê uma leve misturada e leve ao fogo baixo até criar uma casca açucarada em cima.

Passo 6: Retire a massa do forno ainda quente e desenforme. Com o auxílio de um cortador corte a massa em pequenos círculos. Disponha esses círculos em cima de uma grelha e pincele a calda por cima. Em um dos círculos, espalhe o doce de leite na parte que não recebeu a calda e cubra com outro círculo deixando a parte banhada para fora. Polvilhe açúcar gelado – um tipo de açúcar usado para decoração – sobre os bem-casados.

Dicas do chef!

Experimente colocar raspas de laranja ou limão na calda de açúcar e surpreenda-se com o sabor diferenciado.

O bem-casado clássico leva recheio de doce de leite, mas nada impede você de usar a criatividade e experimentar outros recheios. Use a criatividade e divirta-se!

Caso você não tenha doce de leite pronto, você pode fazer um caseiro com uma lata de leite condensado. Basta remover o rótulo e limpar bem a cola de 1 lata de leite condensado e colocar a lata fechada em uma panela de pressão e cobrir com água. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que der pressão conte 25 minutos e desligue o fogo. Espere a pressão sair e retire a lata e deixe esfriar.

Para ter uma quantidade de recheio igual em todos os bem-casados, utilize um saco de confeiteiro.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados