Maçã: confira 3 receitas deliciosas com a fruta

A maçã é uma fruta de sabor suave que vai bem como ingrediente em várias receitas. Confira como preparar um crumble de maçã e outros pratos!

Julia Monsores | 15 de Abril de 2020 às 10:00

eZeePics Studio/iStock -

Nativa da Ásia, a maça é uma fruta muito versátil. Seu sabor suave vai bem como ingrediente em várias receitas. Por isso, trouxemos essas receitas com maçã, de crumble, suflê e rocambole que são igualmente deliciosos e dignos de experimentar. Confira essas e outras receitas com a fruta!

E aí, gostou dessas receitas com maçã? Conheça também outras receitas para quem está cansado da dupla arroz e feijão. Aproveite e siga o nosso perfil no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!

Leia também: Bolo de maçã: aprenda a fazer um bolo diferente e delicioso.

Crumble de maçã

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Pique a maçã e misture com a canela, o suco de limão e com 3 colheres de açúcar.
  2. Prepare a farofa juntando a farinha, as amêndoas moídas, o açúcar e a manteiga amolecida.
  3. Coloque a massa sobre uma forma e, em seguida, bote a farofa por cima. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos, a 180ºC. Sirva com chantilly, se quiser.

Rocambole de maçã, morango e avelã

Ingredientes

Pão de Ló

Recheio

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de 23 x 33 cm e forre a base com papel-manteiga.
  2. Ponha os ovos e o açúcar numa tigela grande e misture na batedeira até a massa ficar bem espessa e clara e, quando os batedores forem levantados, deixar um rastro na superfície. (Se usar uma batedeira manual, ponha a tigela sobre uma panela com água fervente, com cuidado para que a água não toque a base da tigela.)
  3. Peneire a farinha de trigo sobre a massa e incorpore-a delicadamente mexendo com uma grande colher metálica. Adicione as avelãs trituradas e misture com a água morna.
  4. Despeje a mistura na forma já preparada e agite delicadamente para que se espalhe de maneira homogênea nos cantos da forma. Asse por 10 a 12 minutos ou até a massa crescer, dourar e, ao ser apertada com o dedo, voltar à forma original.
  5. Desenforme sobre um pedaço de papel-manteiga um pouco maior que o bolo e, depois, retire o papel.
  6. Apare as bordas crocantes com uma faca afiada e faça uma marca de 2,5 cm a partir de uma das bordas mais curtas (esse procedimento facilita enrolar o rocambole).
  7. Espalhe a mistura de maçã sobre o bolo quente, deixando uma margem de 1 cm por toda a borda.
  8. Cuidadosamente, enrole o rocambole, partindo de uma das extremidades mais curtas e coloque-o num prato de servir, com a emenda virada para baixo. Sirva morno ou frio, cortado em fatias. Decore do modo que lhe agradas.

Para o recheio

Misture as maçãs, descascadas e bem picadas, com o suco de de laranja. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, depois destampe e cozinhe por mais 5 a 6 minutos, mexendo sempre, até a maior parte do suco ter evaporado e as maçãs estarem cozidas. Junte o açúcar com os morangos cortados.

Torta holandesa de maçã com mel

Ingredientes

Recheio

Confira o modo de preparo aqui!

Suflê de ameixa seca e maçã

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa panela pequena, ponha as ameixas e o suco de maçã. Tampe e deixe de molho por, pelo menos, 2 horas, ou de um dia para o outro, se for mais conveniente.
  2. Aqueça as ameixas até o líquido começar a ferver, depois cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até as frutas ficarem bem macias. Com um mixer manual, bata as ameixas na panela, formando um purê, ou bata-as no liquidificador ou no processador de alimentos.
  3. Preaqueça o forno a 200ºC e ponha um tabuleiro para aquecer. Unte ligeiramente uma forma de suflê de 15 cm de diâmetro.
  4. Numa tigela, bata levemente as gemas e o creme de leite, depois adicione o purê de ameixas.
  5. Em outra tigela, limpa e sem gordura, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Acrescente 2 colheres de sopa das claras em neve à mistura de ameixas para deixá-la mais leve e, cuidadosamente, junte o restante usando uma grande colher metálica.
  6. Despeje a mistura na forma de suflê, coloque-a sobre o tabuleiro aquecido e asse por 20 minutos ou até o suflê ter crescido e balançar um pouco quando levemente sacudido. Polvilhe a superfície com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

Omelete de maçã e amora

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Descasque as maçãs, retire os caroços e corte-as em fatias grossas. Coloque numa panela pequena e adicione as amoras, a pimenta-da-jamaica e 1 colher de sopa do açúcar. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos, sacudindo a panela de vez em quando, até que as frutas liberem água e o açúcar dissolva. Retire do fogo e mantenha aquecido.
  2. Coloque as gemas, a 1/2 colher de sopa restante do açúcar, as raspas de laranja e a essência de baunilha numa tigela e bata bem, até obter uma mistura homogênea e encorpada.
  3. Numa outra vasilha, bata as claras em neve. Com uma colher grande de metal, incorpore as claras à mistura de gemas, misturando de baixo para cima.
  4. Preaqueça a grelha ou o forno na temperatura média. Derreta a manteiga numa frigideira de 20 cm de diâmetro com cabo resistente ao calor. Derrame na frigideira a mistura de ovos, espalhando-a uniformemente, e cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos ou até que esteja firme e o fundo, dourado.
  5. Coloque a frigideira sob a grelha e cozinhe por 1 a 2 minutos ou até que a omelete esteja fofa como um suflê e firme na parte de cima. Retire da grelha e aumente sua temperatura para alta.
  6. Com uma colher, coloque a mistura de frutas sobre a omelete e dobre-a ao meio. Salpique com o açúcar demerara e leve de volta à grelha por cerca de 30 segundos ou até o açúcar caramelizar. Corte a omelete em duas e sirva em seguida, decorando com iogurte.

Maçã recheada com nozes e doce de leite

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 190ºC. Divida as maçãs ao meio, no sentido horizontal. Com um cortador de fruta, retire o miolo das maçãs, tomando cuidado para não cortar junto da base inferior. Ponha as maçãs como tigelas, com o lado cortador para cima, em um tabuleiro ou recipiente refratário.
  2. Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo moderado. Retire a panela do fogo e pincela as maçãs com um pouco de manteiga derretida. Leve as maçãs para o forno para assar por 15-25 minutos.
  3. Tire as maçãs do forno e encha sua cavidade com uma porção generosa de doce de leite. Em seguida, adicione as nozes por cima e uma pitada de canela. Se desejar, bote chantilly por cima e sirva logo em seguida.