Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de agosto de 2020

Bolo fofinho: confira as dicas de como fazer

Deixar o bolo fofinho é mais fácil do que você pensa: confira as dicas simples

Imagem: Imagem: Rome2015/iStock

Você compra os ingredientes, prepara o bolo com o maior cuidado e ele fica baixinho e até solado? Talvez você esteja errando na hora de prepará-lo! Mas não desista de preparar o bolo dos sonhos. Veja a seguir algumas dicas simples de como fazer um bolo fofinho e delicioso:

  • Imagem: Evgeniy Skripnichenko/iStock

    1. Peneire os ingredientes secos

    Dica básica para fazer um bom bolo! Isso é necessário porque a farinha de trigo, por exemplo, fica compactada em pacotes pequenos. Quando peneirada, ela fica mais aerada. Peneirar os ingredientes secos também serve para evitar grumos na massa do bolo.


  • Imagem: minadezhda/iStock

    2. Use amido de milho

    Se for possível, coloque maisena na massa: a cada 2 xícaras de farinho de trigo, troque meia xícara por amido de milho. É um ingrediente mais leve, que também deixará o bolo mais fofinho.


  • Imagem: ilona titova/iStock

    3. Não deixe o bolo esfriar no forno

    Quando o bolo estiver pronto, retire-o do forno e deixe que ele esfrie fora dele. Como o forno ainda vai ficar quente por um tempo, retirar o bolo vai evitar que a massa continue assando e fique seca.


  • Imagem: iStock/Candice Bell

    4. Use medidores

    Medidores são utensílios baratos e que vão fazer a diferença no resultado do bolo. Muitas receitas pedem xícaras ou colheres e, em casa, temos esses itens de vários tamanhos. Para usar as quantidades corretas, use medidores de xícaras e colheres.


  • Imagem: iStock/Linda Hall

    5. Veja a validade do fermento e teste-o antes de usar

    Pode parecer bobo, mas pode acontecer de o fermento ficar muito tempo na despensa, né? Antes de fazer o bolo, veja a validade do fermento (e dos outros ingredientes também!). Para os dentro da validade, se você quiser testar, coloque uma colher de chá de fermento na água. Se ele borbulhar, é porque está bom.

     


  • Imagem: Kisa_Markiza/iStock

    6. Misture a manteiga com o açúcar

    Se há manteiga e açúcar na receita, bata-os na batedeira até que fiquem uma mistura bem clara.


  • Imagem: yurouguan/iStock

    7. Atenção às claras em neve

    Se a receita pedir claras em neves, misture-as com a ajuda de um fouet ou colher, nunca na batedeira. Incorpore as claras com movimentos leves, pois elas têm uma estrutura delicada.


  • Imagem: Ana_Penelope/iStock

    8. Escolha a forma adequada

    Essa é uma dica que muitas pessoas deixam passar. Escolher a forma de tamanho ideal vai ser essencial para que o bolo não fique solado nem derrame. A massa do bolo deve preencher até 3/4 da forma.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados