Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de julho de 2021

Bolo Romeu e Julieta: descubra como fazer

O passo a passo desse bolo simples e delicioso que vai conquistar toda a sua família!

Imagem: Michelle Akemi/iStock

A culinária brasileira é recheada de receitas tradicionais que reaparecem em novas versões. Um caso célebre é o Romeu e Julieta, o famoso queijo com goiabada, tradicionalmente mineiro e queridinho no país todo. Além do forma tradicional de comer, com o queijo e a goiabada em barra, o brasileiro fez o que faz de melhor e adaptou para muitas versões. Seja pavê, pudim, sorvete, torta ou o bolo Romeu e Julieta, que talvez seja a versão mais próxima da criação original da sobremesa – para ser saboreado à tarde, com um cafezinho passado na hora.

Leia também: Bolo de rolo: aprenda a fazer esta sobremesa sensacional

A história do casamento do queijo com a goiabada

A combinação do queijo com a goiabada tem sua origem um pouco nebulosa. Não há consenso se o surgimento foi na Bulgária ou por aqui mesmo, no período colonial, em Minas Gerais – uma tentativa dos portugueses de adaptarem suas receitas e sabores para o cultivo e produtos locais. Entretanto, uma coisa é certa: aqui, os Montéquios representam os laticínios e os Capuletos, a goiabada.

Na peça original de William Shakespeare, Romeu e Julieta são os dois filhos adolescentes de famílias ricas e rivais da cidade de Verona, na Itália, que se apaixonam durante uma festa. A decisão de viver o amor proibido, contrariando todos os familiares e seus planos, leva ao acirramento das tensões entre as duas famílias.

Com a ajuda do Frei, Romeu e Julieta traçam um plano para ficarem juntos, mas, por acidente, acabam mortos pelo mesmo veneno que usaram para escapar de todos.

Romeu e Julieta A paixão entre o queijo e a goiabada também foi à primeira vista
O bolo é o encontro do casal perfeito: o queijo e a goiabada. (imagem: Tatiane Silva/iStock)

A combinação do sabor salgado e azedo do queijo com o doce da goiabada também é uma luta que desafia convenções. O bolo Romeu e Julieta é um sucesso por onde passa, assim como a peça é uma das mais queridas e celebradas de Shakespeare.

Há diversas formas de se fazer este bolo, mas a maneira mais popular é a massa com queijo e a calda de goiabada derretida. O toque azedo na massa fofa é a estrela da receita.

Podem ser usados o queijo parmesão e o de minas, mas os tipos canastra e padrão também são indicados. Para a goiabada, não há segredo: procure por peças de boa qualidade, de preferência menos processadas industrialmente. E, para quem faz dieta e controla os doces, é possível comprá-la sem açúcar.

Bolo Romeu e Julieta

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 300 ml de creme de leite
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 300 g de goiabada
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Passo 1: Preaqueça o forno a 180ºC durante 45 minutos.

Passo 2: Em uma tigela, misture o açúcar à manteiga até formar um creme liso e brilhante.

Passo 3: Adicione os ovos, um a um.

Passo 4: Continue a bater e acrescente o queijo parmesão ralado à a sua massa.

Passo 5: Em seguida, de forma gradual, incorpore o creme de leite – sem deixar de bater a massa -, intercalando com a farinha de trigo. Peneire sua farinha de trigo para uma massa mais fofinha e sem grumos.

Passo 6: Adicione o fermento e incorpore-o à massa delicadamente.

Passo 7: Em uma fôrma, já untada e polvilhada com farinha de trigo, leve o bolo ao forno até estar dourado. Use a técnica do palitinho para ver se está pronto.

Passo 8: Corte a goiabada em cubinhos e leve-a ao fogo em uma panela de alumínio com a água.

Passo 9: Mexa para não grudar no fundo e a calda estará pronta quando a textura engrossar.

Passo 10: Com o bolo frio e fora da fôrma, derrame a calda sobre ele e está pronto para servir!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados