Conhecida também como canjica de milho branco ou munguzá, a canjica é presença garantida nas festas juninas por todo o Brasil. Este ano, devido à pandemia da covid-19, é provável que fiquemos sem as queridas festividades que marcam o mês de junho e julho. Mas, isso não significa que tenhamos que ficar sem as delícias dessa festa, não é mesmo? Aprenda já a preparar uma deliciosa canjica e mate a saudade das festas juninas!

Canjica cremosa

O preparo da canjica é muito fácil. O ideal é deixar o milho de molho, amaciando, de um dia para o outro. Mas, se você esqueceu ou não teve tempo, não tem problema. Deixe de molho por uma hora e aumente o tempo de cozimento na panela de pressão.

Ingredientes:

1/2 kg de milho branco para canjica

1 litro de leite integral

1 lata de leite condensado

2 xícaras de coco ralado (de preferência fresco)

1 vidro pequeno de leite de coco (dispensável se o coco for fresco)

cravo-da-índia e canela em pau a gosto

canela em pó para servir

Modo de fazer:

1 . Deixe o milho para canjica de molho na água de um dia para o outro, ou pelo menos por algumas horas antes de cozinhar.

2 . Em uma panela de pressão, leve a canjica ao fogo com água suficiente para cobrir os grãos do milho. Adicione o cravo-da-índia e a canela em pau tampe e deixe cozinhar por 20 minutos (se o milho tiver ficado de molho de um dia para o outro) ou 30 a 40 minutos, dependendo do tempo que ficou de molho.

3 . Quando o milho estiver macio, tire o vapor e abra a panela de pressão, acrescente o leite integral, o leite condensado, o leite de coco (se estiver usando) e o coco ralado.

4 . Deixe cozinhar mais um pouco até ficar cremosa. Se estiver grossa demais, acrescente mais um pouco de leite ou de água, até ficar com a consistência que você prefere.

5 . Na hora de servir (quente ou fria), polvilhe com canela em pó.

Sugestões:

• Você pode misturar amendoim torrado e moído à canjica na hora de comer. Fica uma delícia. E, se preferir, pode fazer a canjica sem coco.

• Se gosta de um tempero mais ativo, pode acrescentar 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha e/ou 1 pitada de noz-moscada.

Aprenda aqui a fazer outras 20 receitas de comidas típicas de festa junina!