Como cozinhar brócolis corretamente

Aprenda aqui a cozinhar brócolis da maneira certa e a prepará-los para qualquer prato. Coloque esta delícia na sua rotina saudável!

Rebecca Henze | 26 de Agosto de 2021 às 10:00

eyewave/iStock -

Muito utilizado em receitas brasileiras, versáteis e muito saborosos, os brócolis são os queridinhos das mães que querem introduzir uma alimentação saudável para os seus filhos! Além disso, a facilidade de preparo faz com que muitas pessoas optem pelos brócolis como porção saudável em seus pratos. Por isso, saber cozinhar brócolis é fundamental, para qualquer situação!

Os brócolis trazem muitos benefícios para a saúde. Além de serem ricos em fibras e proteínas, eles também são uma boa fonte de ferro, potássio, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, E e K. Quanto às formas de se consumir, uma das mais famosas é o arroz com brócolis, febre em restaurantes pelo Brasil todo, mas há outras opções de receitas.

Entre todas as opções de consumo de brócolis, um dos requisitos de preparação que mais aparecem é o cozimento. Saber como cozinhar os brócolis da forma correta é muito importante para o sucesso do seu prato. Aprenda aqui como preparar os brócolis cozidos perfeitos para todas as suas receitas!

Cozinhar brócolis em panela comum

A maneira de cozinhar brócolis em panela comum é a mesma que para a maioria dos vegetais: submergindo-os em água com sal. Mas este método faz com que parte dos nutrientes se perca, então não é o mais indicado!

Para mudar isso, existe um método que adapta o cozimento, a fim de manter o valor nutricional: quando a água estiver fervendo, despeje os brócolis já cortados e conte 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e escorra a água quente.

Retire os pedaços de brócolis cozidos e transfira-os para um recipiente com água gelada e gelo, por 2 minutos. O choque térmico mantém os nutrientes dos brócolis, já que interrompe o cozimento.

Também é possível cozinhar os brócolis no forno, no micro-ondas e na panela de pressão! Sempre seguindo os mesmos passos de vedar bem o recipiente e colocá-lo com um pouco de água e sal.

No micro-ondas, vede com papel-filme e, no forno, com papel-alumínio! Lembre-se sempre de verificar o ponto de cozimento com um garfo, checando se o vegetal está mole o suficiente.