Uma das verduras mais nutritivas e estudadas, o brócolis é rico em vitaminas, minerais e outras substâncias poderosas capazes de combater vários tipos comuns de câncer, entre outras doenças. Ninguém sabe exatamente por quê, mas ele parece ter mais capacidade de proteção que outros vegetais crucíferos (da família do repolho).

Mas atenção: não exagere no consumo. Apesar de rico em fibras e vitaminas, o vegetal também pode causar flatulência e inchaço abdominal.

Confira a seguir como obter o máximo de benefícios do brócolis e o que ele pode fazer pela sua saúde.

Dicas de compra

  • Escolha brócolis com flores verde-escuras, arroxeadas ou azuladas contêm mais betacaroteno e vitamina C que as mais pálidas ou amareladas.
  • Prefira brócolis com caules firmes. Caules que entortam ou que parecem borrachudos são de baixa qualidade. Evite também os de talos muito endurecidos.
  • Evite brócolis com brotos abertos, florescendo, descoloridos ou encharcados.

Dicas de armazenamento

  • Guarde o brócolis fresco sem lavar em um saco plástico aberto na gaveta de legumes da geladeira.
  • Ele é mais bem aproveitado se consumido um ou dois dias após a compra.
  • O vegetal também pode ser congelado com facilidade: após o cozimento, escorra e mergulhe em uma vasilha com água gelada e gelo por 3 minutos. Escorra novamente e coloque em uma embalagem adequada para o congelador.

Qual a melhor forma de cozinhar?

O brócolis é muito versátil e pode participar de várias receitas deliciosas. As melhores maneiras de se cozinhar o vegetal é ao vapor, no forno ou em uma frigideira com um pouco de caldo ou água. Esses métodos são melhores do que mergulhá-lo em água fervente, pois alguns dos minerais e vitaminas se perdem e acabam ficando na água. O brócolis cozido deve ter uma cor verde viva e ser tenro o suficiente para ser cortado com uma faca e ainda assim permanecer crocante.

7 benefícios do brócolis para a saúde:

stockce/iStock

1. Ajuda a combater doenças pulmonares e cardiovasculares

O sulforafano presente no brócolis ajuda o organismo a combater infecções causadoras de inflamação nos pulmões e nas artérias.


Serg_Velusceac/iStock

2. Previne o câncer de bexiga

Um estudo constatou que homens que ingeriam cinco ou mais porções de vegetais crucíferos por semana tinham metade da probabilidade de desenvolver câncer de bexiga, ao longo de um período de 10 anos, quando comparados aos homens que raramente os comiam. O brócolis e o repolho foram apontados como os alimentos mais protetores.


Youngoldman/iStock

3. Dá à pele um brilho saudável

A vitamina C do brócolis ajuda na formação do colágeno, elemento essencial para uma pele saudável.


Tharakorn/iStock

3. Reduz o risco de câncer colorretal

O brócolis é rico em folato, fibras e antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer colorretal.