Faça uma busca
Sabor de Casa

Como fazer bife perfeito para o almoço

Aprenda a preparar um bife perfeito para o almoço de família.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
Bife para o almoço
davidchukalexey/iStock
Publicado em: Última atualização:

Pouca gente sabe, mas o modo de preparo e o tipo de carne escolhidos para fazer os bifes podem fazer muita diferença no resultado final. A maciez da carne é afetada diretamente pelo tipo de carne escolhida e pelo método de cozimento.

Leia também: Como fazer um bom churrasco sem abrir mão da economia

A melhor forma de garantir um bife perfeito é escolher uma peça com um pouco de gordura marmorizada, pois ela irá se dissolver no cozimento e ajudará a amaciar o bife. As receitas abaixo irão lhe ensinar como fazer um bife perfeito além de fornecer um guia com os melhores tempos de cozimento para você não errar mais.

Bife para o almoço

Receita de bife perfeito

O segredo para fazer um bom bife é escolher uma boa peça de carne e prestar atenção no ponto da carne. Aprenda a seguir como fazer um bife grelhado ou frito perfeito para o seu almoço.
Tempo total 18 mins
Prato Almoço
Culinária brasileira
Porções 4 bifes

Ingredientes
  

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 4 bifes de alcatra, lombo ou filé
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
 

Como fazer bife frito

  • Pincele uma frigideira grande, de fundo grosso e antiaderente com óleo e leve ao fogo alto até ficar bem quente.
  • Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino, adicione-os à frigideira e doure por 1 a 1 ½ minutos de cada lado, depois cozinhe pelos seguintes tempos para obter o ponto desejado, virando a carne na metade. Mal passado: 3 minutos. Ao ponto: 4 ½ minutos. Bem passada: 5-7 minutos.
  • Para fazer um bife mal passado, mantenha o fogo alto. Para cozinhar mais a carne, abaixe o fogo após o douramento inicial.

Como fazer bife grelhado

  • Preaqueça a grelha por 10 minutos até ela estar bem quente. Faça cortes verticais em qualquer gordura ao redor da borda do bife em intervalos de cerca de 2,5 cm.
  • Pincele os dois lados do bife com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto, coloque na grelha e cozinhe a uma distância de 7,5 cm da fonte de calor por um minuto de cada lado.
  • Reduza o fogo para médio e grelhe pelos seguintes tempos para obter o ponto desejado, virando a carne na metade. Mal passado: 3 ½ minutos. Ao ponto: 4 ½ minutos. Bem passada: 6-8 minutos.
  • Transfira os bifes para pratos aquecidos e sirva com molho vinagrete.

Dicas do chef!

Sempre leve o bife à temperatura ambiente antes de começar a cozinhar. Assim você terá controle sobre o ponto da carne.