Trocar alimentos industrializados por preparações caseiras é uma ótima forma de ter uma alimentação mais saudável. Assim, nada melhor para começar do que aprender a preparar um delicioso pão caseiro quentinho! Separamos duas receitas simples, fáceis de preparar e para todos os gostos, confira:

Pão caseiro básico

Esta é a receita versátil de um ótimo pão básico. Com ela você pode preparar pães variados, usando tipos diferentes de farinha ou acrescentando ervas, nozes, queijo, azeitonas, sementes, frutas secas, ou ainda modelando a massa em pãezinhos. Nem é preciso ter fôrma para pão, pois ele pode ser assado num tabuleiro.

A receita rende para 1 pão redondo grande (rende cerca de 12 fatias). O tempo de preparo é 25 minutos, mais 35 minutos de cozimento e cerca de 2 horas para o crescimento:

Ingredientes

  • 340 g de farinha de trigo branca para pão
  • 340 g de farinha de trigo integral para pão, de preferência de moinho de pedra, mais um pouco para polvilhar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 450 ml de água morna

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro da farinha para despejar ali a água morna. Com as mãos, incorpore aos poucos a farinha à água.
  2. Modele a massa, formando uma bola que seja firme ao toque e que se desprenda dos lados da tigela. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou um pouco mais de água.
  3. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume.
  4. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco nela. Amasse-a delicadamente, formando uma bola bem-feita e coloque-a num tabuleiro grande, untado. Cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por mais 1 hora ou até ter novamente dobrado de volume.
  5. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 220ºC. Descubra a massa e polvilhe-a com um pouco de farinha. Depois, com uma pequena faca de serra, faça 4 cortes no topo do pão, de um lado ao outro. Asse por 35 minutos ou até obter um som oco, ao bater com os dedos na base do pão.
  6. Ponha o pão numa grade metálica e espere esfriar completamente antes de fatiá-lo. Conserva-se por até 5 dias.

Pão caseiro árabe

Estes pãezinhos são deliciosos assim que saem do forno, ainda mornos. São um ótimo acompanhamento para sopas, pastas e patês. Já frios, podem ser cortados ao meio e recheados: experimente carne e legumes grelhados; ou pasta de grão-de-bico e salada crua.

A receita rende 10 pãezinhos. O tempo de preparo é 30 minutos, mais 8-10 minutos de cozimento e 90 min – 2 horas para o crescimento.

Ingredientes

  • 450 g de farinha de trigo branca
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 300 ml de água morna, ou conforme a necessidade

Modo de preparo

  1. Numa tigela, peneire a farinha de trigo e o sal, depois junte o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele bastante água morna para obter uma massa mole.
  2. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela levemente untada e cubra-a com um pano de prato. Deixe-a fermentar num local aquecido por  60 a 90 min ou até ter dobrado de volume.
  3. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco. Depois sove-a novamente por 2 a 3 minutos. Divida-a em 10 pedaços e modele-os como bolas. Abra cada bola, formando um pão oval com cerca de 5 mm de espessura. Deixe-os na superfície enfarinhada para que cresçam em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.
  4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Ponha no forno 3 tabuleiros antiaderentes (ou 3 tabuleiros  enfarinhados) para aquecê-los por cerca de 5 minutos. Disponha os pãezinhos árabes nos tabuleiros quentes e asse-os por 8 a 10 minutos ou até estarem firmes e dourados.
  5. Coloque-os numa grade metálica para esfriar. Sirva-os quentes ou esquente-os na grelha ou na torradeira, se necessário. O pão caseiro árabe é melhor se for consumido no dia em que foi feito, mas pode ser conservado por 1 a 2 dias, embrulhado em papel-alumínio.