Como temperar carne para o almoço

Veja como temperar a carne para deixar seus pratos perfeitos e como armazenar a carne da forma ideal. Sua vida nunca mais será a mesma!

Redação | 7 de Agosto de 2022 às 13:00

Olesia Shadrina/iStock -

Um bom corte de carne bem temperada pode fazer toda a diferença no seu almoço. No entanto, não é só o tipo de carne que irá influenciar, o tempero também tem grande importância. Aprenda como temperar carne e conheça os diversos tipos de carne e arrase no almoço de domingo.

Como temperar carne bovina

A carne bovina é muito utilizada na nossa cozinha. Em geral, é proveniente de bois jovens de não mais que 2 anos de idade. A carne de boi tem de ser maturada corretamente – quanto menor o tempo de cozimento, mais tempo ela deve ter ficado na maturação para ficar tenra.

Preste atenção ao comprar carne de boi: ela deve ter aspecto opaco e uma coloração vermelho-escura, ser entremeada de filetes finos de gordura (aspecto de mármore) e, ao ser pressionada com os dedos, deve recuperar sua forma imediatamente.

Além do sal e da pimenta-do-reino, curry, alho, pimenta-malagueta, mostarda, páprica, chalotas, alcaparras e pepinos em conserva conferem um aroma especial à carne bovina. E ervas como cebolinha, salsa, tomilho e alecrim estão entre as favoritas. Há ainda outras combinações bastante apreciadas, como com gengibre e molho de soja ou conhaque.

Como temperar carne de porco

Graças ao sabor, à versatilidade de preparo e ao preço relativamente módico, a carne de porco é extremamente apreciada. Uma peça de boa qualidade apresenta coloração rosada intensa e estrutura firme e levemente entremeada de gordura, além de não encolher durante o cozimento. Ela pode ser combinada com todos os temperos e ervas de sabor acentuado. Cravos e cominho combinam bem, assim como condimentos mediterrâneos (alho, azeitona, casca de limão-siciliano) ou asiáticos (gengibre, pimenta- malagueta, curry). Ervas, como alecrim, erva-doce e sálvia, mas também o louro e o tomilho, harmonizam muito bem com a carne suína.

Como temperar carne de vitela

A carne de vitela é clara, extremamente tenra e contém baixíssimo teor de gordura, razão pela qual é considerada uma delicatessen. Na maioria dos casos, trata-se de uma carne proveniente de bezerros de engorda, ou seja, bezerros alimentados por menos de 8 meses com leite ou produtos substitutos do leite. A carne de animais um pouco mais velhos (até 12 meses) e que já foram alimentados com cereais é comercializada como carne de novilho.

Graças ao sabor suave, a carne de vitela absorve muito bem os condimentos e as ervas. Essa carne tenra deve ser pouco temperada. Ervas que combinam bem: manjericão, cerefólio, hortelã-pimenta, salsa, alecrim, sálvia e tomilho. Para condimentar, boas opções são a pimenta-do-reino branca, páprica, suco de limão e alcaparras.

Como temperar carne de cordeiro

A carne de cordeiro é especialmente apreciada pelos gourmets. De coloração rosa-escura, estrutura levemente entremeada de gordura e sabor suave, aromático, essa carne provém quase exclusivamente de cordeiros de engorda de menos de 1 ano. Seus cortes são ideais para refeições rápidas para uma ou duas pessoas.

Essa carne aromática combina bem com limão, alho, cebola, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Ervas de intenso perfume, como tomilho, alecrim, orégano e segurelha, são ideais. Cardamomo, cominho e coentro dão um toque oriental ao cordeiro.

Como armazenar carnes corretamente

SarapulSar38/iStock

Na geladeira

No congelador

Como descongelar carnes

Ponha os pedaços de carne para cozimento rápido em um prato, cubra com um filme plástico para alimentos e deixe descongelar completamente. Calcula-se em geral 2 horas para o descongelamento de cada centímetro de espessura, se guardada na geladeira.

Jamais recongele carne crua uma vez descongelada. A carne ainda levemente congelada pode ser cortada em fatias bem finas. Elas devem ser levadas à frigideira somente quando atingirem a temperatura ambiente, senão perdem bastante líquido – resultando em um refogado e não em fritura.

Sempre guarde a carne descongelada na geladeira e de preferência consuma-a no mesmo dia.