É muito frequente as pessoas deixarem de almoçar ou almoçarem às pressas, mesmo no home office. No entanto, os nutricionistas dizem que o almoço – e não o jantar – deve ser a refeição mais importante do dia. Um almoço saudável é imprescindível para quem quer evitar lanches doces e gordurosos à tarde. Portanto, aposte nessas sugestões de refeições rápidas e tenha um almoço saboroso e nutritivo.

Para matar aquela vontade de comer um doce após a refeição, experimente preparar uma sobremesa com frutas!

Seleções de Reader's Digest

1 – Minifritadas de forno

1. Preaqueça o forno a 200°C. Frite, por 3 minutos, 2 fatias de presunto de parma ou bacon picado e sem pele até ficar crocante.

2. Acrescente 2 alhos-porós fatiados e cozinhe por 1 minuto. Em seguida, junte 1/3 de xícara de ervilhas congeladas e mexa até descongelar. Retire do fogo. Bata bem, em uma tigela, 4 ovos, 1/3 de xícara de leite, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado e pimenta-do-reino moída na hora. Junte o bacon.

3. Unte ligeiramente um tabuleiro com capacidade para 6 muffins. Ponha em cada forminha um pouco da mistura e asse por 18 a 20 minutos, ou até que as fritadas estejam firmes e douradas. Sirva imediatamente ou deixe esfriar e leve na lancheira.


Seleções de Reader's Digest

2 – Fritada de ervilha e ricota

1. Ferva água em uma caçarola grande. Acrescente 2 xícaras (300 g) de ervilhas frescas ou congeladas e cozinhe por 4-5 minutos, até elas ficarem macias. Escorra e reduza a um purê grosseiro.

2. Acrescente 1 colher de sopa de folhas de hortelã fresca picadas, 2 colheres de sopa de endro fresco picado, as raspas de 1 limão, 2 ovos levemente batidos, 150 g de ricota fresca e 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e mexa bem.

3. Aqueça 1-2 colheres de chá de azeite de oliva numa frigideira antiaderente grande em fogo médio. Ponha 2 colheres de sopa bem cheias de massa na frigideira e espalhe para formar uma fritada. Frite em porções de três ou quatro, por 3 minutos de cada lado, ou até ficarem douradas.

4. Transfira-as para um prato forrado com papel-toalha e mantenha-as aquecidas. Repita até usar toda a massa. Sirva com metades de limão.


Seleções de Reader's Digest

3 – Sanduíche de ovo e salada

1. Ponha 2 fatias de pão integral sobre uma superfície lisa. Espalhe o abacate amassado sobre um dos lados de cada fatia.

2. Arrume, sobre uma das fatias, rodelas de ovo cozido, tomate, pepino, folhas de alface e de agrião. Cubra com a outra fatia. Corte ao meio ou em quatro partes.


Dicas!

Experimente pães artesanais. Escolha um pão de fôrma integral com sementes; com nozes e queijo; ou com tomates secos. Prepare um wrap integral ou use um pão árabe levemente torrado.

Diversifique. Em vez das costumeiras maionese e mostarda, use chutney. Experimente molho pesto com mozarela e fatias de tomate ou picles de repolho-roxo com rosbife frio.

Realce o sabor. Use queijos de sabor forte, como gorgonzola ou stilton (originário da Inglaterra), ou vegetais também de sabor forte, como tomates secos, rúcula e agrião.

Seja “light”. Experimente um sanduíche de cenoura com passas. Descasque e rale uma cenoura. Acrescente passas, hortelã fresca picada e pimenta-do-reino moída. Misture tudo a uma generosa porção de pasta de grão-de-bico.