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Publicado em: 2 de outubro de 2019

15 recheios incríveis para o seu sanduíche

15 ideias para fazer do sanduíche uma refeição prática, saudável e deliciosa

Imagem: AlexPro9500/iStock

O sanduíche pode ser a melhor refeição “portátil” na correria cotidiana. Injustamente, muitos o consideram junk food. Mas, dependendo das suas escolhas, ele pode consistir em uma refeição nutritiva e deliciosa. Comprando-os prontos ou preparando-os em casa, existe uma infinita variedade de pães e recheios para se escolher.

Inclua um pote de salada e uma bebida, de preferência algo simples, como água ou suco de fruta. Pronto: um lanche prático e saudável para o escritório ou a faculdade. Não esqueça de escolher alimentos que se conservem bem e de levar guardanapos para limpar as mãos.

Preparo seguro

É importante observar bons hábitos de higiene ao preparar o sanduíche para prevenir doenças. Corte os alimentos sobre uma tábua limpa com facas limpas. E mantenha todas as comidas refrigeradas antes de as embalar, especialmente aquelas mais suscetíveis a bactérias nocivas (carne, peixe, aves e laticínios). Se preparar o sanduíche na véspera, embale-o bem e guarde-o na geladeira. No calor, transporte numa bolsa térmica ou numa caixa de isopor com gelo.

Além do pão de fôrma branco

O pão é uma parte tão comum da nossa alimentação que fica fácil esquecer que ele é uma maravilhosa fonte de nutrientes. Comer pão integral de boa qualidade é uma forma fácil de obter o suprimento diário de energia e vitaminas. Em especial as importantes vitaminas do complexo B. Elas ajudam a regular o sistema nervoso, converter o alimento em energia e desempenhar várias outras tarefas. Muitos pães também contêm ferro, cálcio e outros nutrientes, são pobres em gordura e fornecem uma boa fonte de carboidratos complexos. Pães especiais podem fornecer mais nutrientes pela inclusão de ingredientes como frutas, azeitonas, nozes e sementes.

Além disso, os sanduíches podem ainda ser uma boa maneira de aproveitar as sobras, como a carne ou frango do almoço. Ou podemos usar alimentos da despensa, como peixe e legumes em conserva.

Confira a seguir 15 sugestões de recheios deliciosos para o seu sanduíche:

  • HandmadePictures/iStock

    1.

    Atum em conserva, milho, azeitonas verdes ou alcaparras e requeijão light, mais folhas crocantes como alface-americana.


  • tashka2000/iStock

    2.

    Abacate em fatias ou amassado e salmão ou truta defumados (ou queijo cottage) salpicados com suco de limão e pimenta-do-reino, mais agrião ou alface.


  • Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood

    3.

    Fatias bem finas de presunto defumado, fatias de tomate e cebola roxa, e lascas de queijo parmesão.


  • Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood

    4.

    Pasta feita de ricota com maçã e cenoura raladas, suco de limão ou laranja a gosto.


  • inewsistock/iStock

    5.

    Manteiga de amendoim, requeijão light e cenoura ralada (este faz muito sucesso entre crianças).


  • Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood

    6.

    Carne de siri ou caranguejo desfiado (pode ser em conserva) com suco de limão, mostarda de Dijon e molho de pimenta a gosto.


  • Wiktory/iStock

    7.

    Homus (pasta de grão-de-bico), tomates-cereja cortados ao meio, tiras de pimentão vermelho e acelga picada.


  • voltan1/iStock

    8.

    Fatias de peito de frango, iogurte natural, fatias de manga e folhas de alface.


  • ToscaWhi/iStock

    9.

    Pedaços de salmão (pode ser em conserva) misturado a iogurte natural desnatado e um pouco de maionese, com fatias finas de pepino.


  • Waclaw Mostowski/iStock

    10.

    Legumes mediterrâneos grelhados (abobrinha, berinjela, cebola e pimentões) com vinagre balsâmico e rúcula.


  • grafvision/iStock

    11.

    Queijo gorgonzola esfarelado, folhas de espinafre sem o talo e nozes-pecã.


  • margouillatphotos/iStock

    12.

    Tapenade (pasta de azeitona preta), fatias de ovo cozido e agrião.


  • frederique wacquier/iStock

    13.

    Sardinha em lata, folhinhas de erva-doce e folhas frescas de manjericão.


  • igorr1/iStock

    14.

    Presunto de Parma, fatias de figo maduro e rúcula.


  • AlexPro9500/iStock

    15.

    Grão-de-bico amassado com tahine (pasta de sementes de gergelim) azeitonas pretas e cenoura ralada, mais folhas sortidas (este fica melhor em pão árabe).


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