15 dicas para prevenir a intoxicação alimentar
97% dos casos de doenças transmitidas por alimentos podem ser evitados se cozinheiros e consumidores seguirem as regras de segurança


A maior parte dos alimentos que consumimos contém naturalmente pequenas quantidades de bactérias e vírus inofensivos à maioria da população. Mas, se os alimentos são manuseados de maneira errada ou preparados de forma imprópria, esses germes podem crescer a níveis ameaçadores, causando desde um simples desconforto na barriga até uma intoxicação alimentar grave.
Sintomas de intoxicação alimentar
Cólicas abdominais, diarreia e vômitos 12 a 24 horas após ingerir comida contaminada. Você também pode apresentar dor de cabeça, febre e calafrios. Se os sintomas persistirem por mais de dois dias ou se você tiver sinais de desidratação, procure um médico. Crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa precisam de cuidado médico imediato caso apresentem sinais de intoxicação alimentar.
Principais estratégias de prevenção
Os especialistas em segurança alimentar dizem que a maioria dos micróbios causadores de doenças não afetam muito a aparência, o cheiro ou o gosto da comida. Assim, confira abaixo como comprar, cozinhar e armazenar os alimentos de maneira correta. Além disso, use o bom senso quando precisar comer fora de casa.