Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de março de 2020

6 dicas para manter os alimentos frescos por mais tempo

Descubra como preservar melhor os seus alimentos durante a quarentena.

Imagem: AlexRaths/iStock

Muitas vezes a gente acaba comprando mais do que precisa e os alimentos acabam estragando. Mas com algumas dicas é possível manter esses alimentos frescos por mais tempo.

1 . Não desperdice as batatas já cortadas

Se você descascou batatas demais para a salada ou para algum prato de forno, não jogue fora o excedente cru. Coloque-as numa tigela, cubra com água fria e acrescente gotas de vinagre. Elas se conservarão de três a quatro dias.

2 . Mantenha a alface ensacada em bom estado

A alface se manterá em bom estado por mais tempo se transferida do saco plástico para um saco de papel maior, antes de ser guardada na geladeira. A alface gosta de um pouquinho de ar, mas não é preciso remover as folhas externas, murchas e descoloridas; embora não sejam bonitas, ajudam a manter as de dentro mais frescas.

3 . Retire o excesso de umidade da sua gaveta de hortaliças

Forre a gaveta de legumes de sua geladeira com toalhas de papel, o que absorverá o excesso de umidade que agride as hortaliças. Substitua-as à medida que forem ficando úmidas. Outra forma de desumidificar a gaveta é enfiar duas ou três esponjas de cozinha novas entre as hortaliças, espremendo o excesso de umidade das esponjas na pia conforme necessário.

4 . Use uma torrada para manter a alface fresca

Você conseguirá manter a alface mais fresca e firme na geladeira por mais tempo se guardá-la num saco plástico selado com uma fatia de torrada quase queimada dentro. A torrada ressecada absorverá um pouco do excesso de umidade que, de outra forma, levaria a alface a murchar. Se você substituir a torrada quando começar a fi car mole, a alface deverá permanecer fresca por até duas semanas.

5 . Mantenha as verduras fresquinhas com um garfo

Mantenha couve, espinafre e outras verduras frescas por mais tempo armazenando-as na geladeira junto com um garfo ou faca de aço inox. É só abrir o saco no qual estiverem guardadas, colocar o utensílio dentro e fechar outra vez.

6 . Cuidados especiais com o aipo

É fundamental que o aipo permaneça crocante. Assim, quando começar a amolecer, experimente isto: coloque os talos murchos em uma tigela de água fria com algumas fatias de batata crua. Após mais ou menos uma hora desse banho de amido, é possível que os talos retornem ao seu ponto mais crocante. Para impedir que o aipo fi que marrom, coloque-o de molho em um litro de água fria com uma colher de chá de suco de limão-siciliano antes de guardar – um truque que também deixará o aipo crocante antes de servi-lo.

7 . Aproveite um limão ao máximo

Quando uma receita pedir apenas algumas gotas de limão, simplesmente fure a casca com um palito e esprema a pequena quantidade de suco da qual precisar. A seguir, cubra o furinho com fita adesiva e guarde o limão na geladeira para uso futuro. Quem poupa sempre tem.

8 . Ovos em óleo vegetal

Prolongue a vida de ovos frescos mergulhando uma toalha de papel em óleo vegetal e besuntando as cascas antes de guardá-los na geladeira. O óleo os manterá frescos por três ou quatro semanas a mais.

9 . Vinagre e queijo

Para manter um queijo fresco, embrulhe-o num pano macio e limpo umedecido com vinagre. O morim é o tecido ideal.

10 . Armazene batatas com gengibre

Batatas que ainda não foram usadas durarão mais tempo se você acrescentar um pedaço de gengibre fresco ao recipiente no qual as guarda. Dizem que uma raiz ajuda a manter outra raiz fresca.

11 . Leite mais durável

Se você comprar mais leite do que conseguir consumir antes da data de validade, prolongue a vida útil dele com algumas pitadas de bicarbonato de sódio. O bicarbonato reduz a acidez do leite e isso diminuirá a velocidade com que ele estragaria. Mas não exagere, ou você sentirá o sabor do bicarbonato no leite.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close